Confira nossa versão impressa

Em telefonema, Papa se solidariza com vítimas de ataques em Cabo Delgado (Moçambique)

Em telefonema, Papa se solidariza com vítimas de ataques em Cabo Delgado (Moçambique)
Dom Luiz Fernando, em audiência com o Papa Francisco, no Vaticano (Foto: Arquivo/Vatican Media)

O Papa Francisco telefonou para o Bispo de Pemba, em Moçambique, Dom Luiz Fernando Lisboa, nesta quarta-feira, 19. O Santo Padre manifestou proximidade com a população da Província de Cabo Delgado, que tem sofrido ataques de extremistas ligados ao grupo terrorista Estado Islâmico.

Em comunicado enviado a toda a diocese, Dom Luiz Fernando informou que o Pontífice expressou sua preocupação e afirmou que está rezando por todo o povo da região, que tem sofrido com ataques de extremistas desde 2017.

“Agradeci muito a ele por esse gesto e por ter mencionado a crise humanitária que vive a Província de Cabo Delgado durante a bênção Urbi et Orbi que ele pronunciou no dia da Páscoa, em 12 de abril. Eu disse a ele que depois de sua menção a Cabo Delgado, houve muito mais interesse por parte de todos (países, dioceses de várias partes do mundo, congregações religiosas, organizações internacionais, individualidades) tanto de dentro como de fora de Moçambique e que, a partir daí, Cabo Delgado voltou para o mapa porque parecia que já não estava”, destacou o Bispo.

LEIA TAMBÉM:
Terrorismo avança na Província de Cabo Delgado, em Moçambique

Em Moçambique, Bispo de Pemba faz apelo à oração e a solidariedade

ORAÇÕES E APOIO

Dom Luiz Fernando informou o Papa sobre a difícil situação no povoado de Mocímboa da Praia que, neste momento, está tomado pelos insurgentes e que duas religiosas da Congregação de São José de Chamberry que lá trabalham estão sem contato com a Diocese há uma semana. Francisco expressou tristeza e garantiu suas orações por essa intenção.

“O Santo Padre afirmou que lembrava muito bem da sua visita a Moçambique em 2019 e que, já naquela altura, preocupava-se com Cabo Delgado. Ele pediu que, aquilo que precisarmos, poderemos encaminhar ao Cardeal [Michael] Czerny, [Subsecretário da Seção Migrantes e Refugiados] do Dicastério para o Desenvolvimento Humano e Integral”.

O Bispo reiterou sua proximidade e orações pelo Pontífice. “Por fim, ele [o Papa] disse que está conosco e nos encorajou: ‘Adelante!’ Que significa ‘Avante! Continuem!’ Para encerrar a nossa conversa, enviou a sua bênção apostólica a todo o povo de Cabo Delgado e de Moçambique”, concluiu Dom Luiz Fernando.

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Dom Odilo: A Igreja Católica é apostólica, está assentada no testemunho dos Apóstolos

Afirmou o Arcebispo de São Paulo na mais recente edição programa ‘Diálogos de Fé’

Dom Magnus Henrique, Bispo de Salgueiro (PE), está recuperado da Covid-19

O Bispo da Diocese de Salgueiro (PE), Dom Magnus Henrique Lopes, está recuperado da Covid-19. O prelado...

Como ler a Bíblia?

Muitos católicos têm contato com os textos da Bíblia apenas durante as celebrações da Missa. A Igreja Católica indica a seus fiéis...

Farmácia Vaticana investe em tecnologia para o atendimento da população

Inaugurada 1894, local esteve em reforma desde 2017 e foi reinaugurado no início do mês de agosto

Congregação para a Doutrina da Fé condena todas as formas de eutanásia e de suicídio assistido

“Samaritanus bonus”, a carta da Congregação para a Doutrina da Fé aprovada pelo Papa, reitera a condenação a todas as formas de...

Newsletter