‘O Espírito Santo nos une na diferença’, diz o Papa

Diferentes, mas unidos. Assim resumiu o Papa Francisco o sentido da Solenidade de Pentecostes, celebrada no domingo, 31 de maio. “O Espírito Santo é aquele ‘um’ que nos coloca juntos, os diferentes”, afirmou, referindo-se às palavras do apóstolo Paulo, quando disse que “há muitos carismas diferentes, mas um só é o Espírito”. A festa que celebra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos, após a ascensão de Cristo aos céus, e quando os primeiros discípulos se encontravam reunidos no cenáculo com sua mãe, é um dos principais ícones da unidade dos cristãos. “Jesus os havia deixado com suas diferenças e, agora, os une, ungindo-lhes com o Espírito Santo”, afirmou o Papa. “A união – daqueles diferentes – chega com a unção. Em Pentecostes, os apóstolos compreendem a força unificadora do Espírito.

O ESPÍRITO VEM ATÉ NÓS

Mesmo falando línguas diferentes e sendo tão diferentes entre eles, formam “um só povo de Deus”. Ainda hoje, disse o Papa, o Espírito Santo é o que realmente mantém a Igreja unida. “Temos diferenças, por exemplo, de opiniões, de escolhas, de sensibilidades”, comentou, alertando para a tentação de querer resolver diferenças “na espada”, isto é, com a violência. “[O Espírito] nos recorda que somos todos filhos amados de Deus, todos iguais nisso, mas todos diferentes. O Espírito vem até nós, com todas as nossas diferenças e misérias, para nos dizer que temos um só Senhor, Jesus, um só Pai, e que, por isso, somos todos irmãos”, recordou.

DOAR O QUE FOI RECEBIDO

Após receber o Espírito sobre eles, os apóstolos partem para anunciar sua experiência com Cristo. Sem uma estratégia, notou o Papa, estavam juntos no cenáculo, sem um plano. Mas “na Igreja, o Espírito garante a unidade a quem anuncia” e dá inspiração para que possam sair. “Os apóstolos vão, despreparados, se colocam em jogo, saem. Um só desejo os anima: doar aquilo que receberam”, observa, citando a Primeira Carta de São João: “Aquilo que recebemos e vimos, damos a vós”

- publicidade -

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Compartilhe!

Últimas Notícias

Prefeitura de SP ampliará testagem de COVID-19 em distritos com mais casos

Inquérito sorológico divulgado na quinta-feira, 9, indica que 9,8% dos paulistanos podem ter sido contagiados com o novo coronavírus

A solidariedade pode estar na porta ao lado

Não há dúvidas de que a população mais pobre é a que mais sofre com os impactos...

Contagem de casos se estabiliza e SP decide reabrir parques

Serão abertos na segunda 70 parques com limitação de público e horário O prefeito...

Líderes de ordens religiosas filipinas manifestam oposição à nova lei antiterrorismo

POR JOÃO FOUTO A associação que reúne os superiores gerais, homens e mulheres, das ordens religiosas nas Filipinas...

Dom Luiz Carlos preside missa na festa de Santa Isabel Rainha

No sábado, 4, Dom Luiz Carlos Dias, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Belém, presidiu missa na...

Newsletter