Confira nossa versão impressa

Papa pede à comunidade internacional que ajude o Líbano a superar a tragédia

Papa pede à comunidade internacional que ajude o Líbano a superar a tragédia

O Papa Francisco manifestou seu pesar pelas explosões que ocorreram na zona portuária de Beirute, capital do Líbano, nesta terça-feira, 4, causando pelo menos 100 mortos e milhares de feridos.

Durante a audiência geral dessa quarta-feira, 5, na biblioteca do Palácio Apostólico, o Pontífice pediu orações pelos libaneses, especialmente as vítimas da tragédia e suas famílias e fez um apelo por ajuda ao país do Oriente Médio.

“Rezemos pelas vítimas e suas famílias; e rezemos pelo Líbano, para que, com o compromisso de todos os seus componentes sociais, políticos e religiosos, possa enfrentar este momento trágico e doloroso e, com a ajuda da comunidade internacional, superar a grave crise que está atravessando”, disse o Santo Padre.

A TRAGÉDIA

Segundo as agencias internacionais de notícias, a Cruz Vermelha libanesa estima pelo menos 100 mortos, 4 mil feridos e 100 desaparecidos. No entanto, esses números ainda podem crescer, pois as equipes de resgate estão trabalhando para retirar os corpos dos escombros.

O Ministro da Saúde libanês pediu a todos os médicos e agentes de saúde para irem aos hospitais da capital a fim de ajudar os feridos.

As explosões causaram uma destruição em larga escala, quebrando vidros de janelas a quilômetros de distância e chegaram a ser ouvidas em Lanarca, no Chipre, a cerca de 200 km da costa libanesa.

POSSÍVEIS CAUSAS

A suspeita é que as explosões tenham partido deum armazém que guardava, sem a segurança necessária, nitrato de amônia, uma espécie de fertilizante com grande potencial explosivo quando exposto a altar temperaturas.

Embora o país ter um histórico de atentados terroristas e viver um período de instabilidade política e econômica, o governo local afirma que não há evidência de que tenha sido um atentado terrorista.

(Com informações de Vatican News e G1)

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

No próximo sábado serão criados 13 novos cardeais

Dos 13 novos cardeais, dois não poderão participar das cerimônias por causa da emergência coronavírus: Dom Cornelius Sim, Vigário Apostólico de Brunei e Dom...

Dom Odilo: viver bem cada dia, na esperança de que o Senhor virá

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa desta terça-feira, 24, na capela de sua residência, transmitida pela rádio 9...

Ordenação marca os 20 anos do diaconato permanente na Arquidiocese de São Paulo

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a ordenação de cinco novos diáconos permanentes para a Arquidiocese no sábado, 21. A...

Butantan anuncia que testes da CoronaVac chegaram à fase final

Os resultados sairão na primeira semana de dezembro Chegou à fase final o estudo clínico da CoronaVac, a vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria...

Ministério reconhece estado de calamidade pública no Amapá

Estado ficou mais de 80 horas sem energia elétrica e até agora a situação não foi totalmente restabelecida O Ministério do Desenvolvimento Regional publicou portaria...

Newsletter