Dom Devair Araújo da Fonseca ordena diácono no Santuário Sião Jaraguá

No sábado, 15, em missa realizada ao ar livre, em frente ao Santuário Sião Jaraguá, aconteceu a ordenação diaconal do seminarista do Instituto Secular dos Padres de Schoenstatt, Rafael Tavares da Mota, pela imposição das mãos de Dom Devair Araújo da Fonseca, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Brasilândia.

Rafael escolheu como lema diaconal “Assim na terra como no céu”, da oração do Pai Nosso, em que Jesus ensina os discípulos a rezar ao Senhor. A escolha indica o propósito do neodiácono em sempre fazer a vontade do Pai.

Estiveram presentes alguns amigos, familiares e Padres do Instituto: Severino Araújo, Marcelo Aravena, Afonso Wosny Filho, José Fernando Bonini, Gustavo Hanna Crespo e Pedro Cabello. A missa foi transmitida ao vivo pela internet.

ORDENADO PARA SERVIR

Na homilia, Dom Devair ressaltou que desde os primórdios da Igreja, o diaconato é um serviço sacramental, feito em benefício do próximo.

O Bispo recordou que naquela data se celebrava o dogma da Assunção da Virgem Maria, que também se dispôs a servir: “Maria se doa, se coloca na condição daquela que escuta e sua primeira atitude é colocar-se a serviço. Palavra e o serviço estão unidos, não se separam”, disse, e, dirigindo-se ao ordenando, complementou: “Na tua vida como diácono, serás também enviado para muitos lugares, talvez sem vontade, mas lembra-te deste evangelho em que Maria se coloca diante de sua pequenez e dá o seu sim. O sim de Maria está embasado na Palavra de Deus e não em suas fraquezas. Assim deve ser consolidado teu ministério na vontade de Deus, que hoje te escolheu e chamou, e te confere estas graças, muito mais que nas tuas capacidades”, enfatizou.

GRATIDÃO

Ao término da missa, já ordenado, o Diácono Rafael Tavares agradeceu a todos os que passaram em seu caminho desde a infância, incluindo os formadores do seminário, e especialmente seus pais, e contou uma história: “Um menino perguntou aos seus pais como era o céu. Seus pais responderam que era um lugar bonito, com campo florido, com pessoas queridas, lugar agradável de viver. Foi impressionante como contaram ao menino. O menino imediatamente respondeu: ‘Então, quero ir agora, sem perder tempo!’ e a surpresa para o menino quando seus pais disseram: ‘Ainda não. No tempo de Deus!’ Foi o que mais ouvi e vivi nestes dias”, concluiu.

Presente na ordenação diaconal do filho, Sonia Mota disse em entrevista: “Peço que a Mãe de Deus sempre o conduza, e sempre espalhe essa generosidade, esse calor humano que ele tem com muitas pessoas. Para uma mãe, os dez anos de caminho de formação dele não foram fáceis, mas celebrar este dia é indescritível. É uma bênção ele estar rumo ao sacerdócio”.

Texto: Sueli Vilarinho COLABORAÇÃO ESPECIAL PARA A REGIÃO

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários