‘Jesus é o rosto humano de Deus’

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa da manhã deste sábado, 9, na capela de sua residência, transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

Na homilia, Dom Odilo refletiu sobre a primeira leitura (At 13,44-52), que continua a narrar a viagem missionária de Paulo e Barnabé na Ásia Menor. Enquanto os judeus se opuseram ao que os apóstolos anunciavam, eles, por sua vez, declararam: “Era preciso anunciar a palavra de Deus primeiro a vós. Mas, como a rejeitais e vos considerais indignos da vida eterna, sabei que nos vamos dirigir aos pagãos”.

O Cardeal ressaltou que a pregação dos apóstolos aos pagãos mostra justamente a dimensão universal  proclamação do Evangelho, cumprindo o mandato missionário de Jesus para ele seja anunciado a todos os povos.

VER O PAI

No Evangelho do dia (Jo 14,7-14), o Apóstolo Filipe pede a Jesus que lhes mostre o Pai. Então, o Senhor responde: “Quem me viu, viu o Pai”.

“Aqui está expressa a unidade de Jesus com Deus. Jesus é o rosto humano de Deus”, afirmou o Arcebispo, ressaltando que pelo mistério da encarnação, Deus de fez próximo da humanidade ao se fazer humano, na pessoa de Jesus Cristo.

Dom Odilo explicou ainda que compreender Deus abstratamente é possível e alguns filósofos até tentaram fazer isso, porém, nunca saíram do âmbito da especulação e da incerteza. No entanto, acrescentou, “Deus se dá a conhecer humanamente por meio de Jesus”.  

“Se queremos conhecer Deus, olhemos para Jesus, se queremos nos aproximar de Deus, ouvir, pedir… façamos por meio de Jesus”, enfatizou o Cardeal, completado que a Eucaristia é a oração de Jesus ao Pai e ao participar dela, “nos unimos constantemente a essa oração sem fim que Jesus faz ao Pai”.  

DOMINGO

No 5º domingo da Páscoa, 10, o Cardeal Scherer presidirá a missa às 11h, também em sua residência, transmitida pela rádo 9 de Julho e pela página da Arquidiocese no Facebook.

Em seguida, por volta das 12h30, haverá transmissão da live “Diálogos de Fé”, por meio da qual Dom Odilo conversa com os internautas em sua página no Facebook.

- publicidade -

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Não flexibilize a prevenção contra a COVID-19

O estado de São Paulo vivencia, desde o início de junho, uma quarentena mais flexível, permitindo...

Papa Francisco: ‘a família deve ser protegida’

“Para que as famílias no mundo de hoje sejam acompanhadas com amor, respeito e conselho”. Esta é...

Arcebispo de Dublin critica o limite imposto pelo Estado para a celebração de Missas na Irlanda

POR GUSTAVO RAMOS Missas com a presença física dos fiéis foram retomadas no País em 29 de junho

Santa Maria Goretti: jovem testemunha da virtude da pureza

Na missa desta segunda-feira, 6, na capela de sua residência, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de...

Há 125 anos, Paróquia Sant’Ana é sinal da presença de Deus na cidade

Para comemorar o jubileu, a histórica matriz paroquial da zona norte de São Paulo foi elevada à dignidade de basílica menor

Newsletter