O Natal dos Pobres na Comunidade Shalom

Shalom - Natal
Arquivo Pessoal

Com a pandemia do novo coronavírus, a Comunidade Católica Shalom criou o projeto “Shalom Amigo dos Pobres”, por meio do qual, todos os sábados, aproximadamente 100 pessoas em situação de rua são beneficiadas com refeições, doação de roupas e itens de higiene. Com a chegada do Advento, a comunidade agora se prepara para a realização do “Natal dos Pobres”, no sábado, 19.

“Nos anos anteriores, participamos com toda a Arquidiocese, na Praça da Sé. Em 2020, como comunidade, o Natal dos Pobres será um momento de ação de graças para receber Cristo. (…) Em meio a tantos desafios, não deixaremos de ser a ligação do amor de Deus aos mais pobres”, expressou Raquel Anna Salgado Salles, consagrada da comunidade e coordenadora do Ministério de Promoção Humana da Shalom.

Estima-se que 200 pessoas em situação de rua serão contempladas com a oferta de refeição, roupas, calçados, brinquedos e kits de higiene pessoal, na ação que contará com o apoio de cerca de 60 voluntários.

As atividades ocorrerão em dois locais: no Centro de Evangelização Shalom, no bairro da Pompeia, a ação terá início às 7h, com as equipes de intercessão, cozinha, estoque de doações e transporte. Às 10h30, o grupo de evangelização e cuidados médicos estará na Praça Marechal Deodoro, próximo à estação do metrô.

SER A MÃO ESTENDIDA

Na avaliação de Raquel, este será um momento em que a “alegria do encontro se dará por sorrisos escondidos nas máscaras, abraços dados por meio das refeições e doações e gratidão por meio das lágrimas”. Também será uma forma de resgatar a dignidade moral e espiritual das pessoas que se encontram em situação de rua.

Ao comentar o fato de a iniciativa acontecer em um momento de pandemia, Raquel citou como referência as palavras do Papa Francisco na mensagem pelo 5º Dia Mundial dos Pobres, na qual o Pontífice refletiu: “Estender a mão é um sinal: um sinal que apela imediatamente à proximidade, à solidariedade, ao amor (…) Todas estas mãos desafiaram o contágio e o medo, a fim de dar apoio e consolação”.

Interessados em colaborar com a iniciativa podem obter mais detalhes no site da campanha.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários