Os catequistas são chamados a promover a experiência do encontro com Deus

Os catequistas são chamados a promover a experiência do encontro com Deus

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa nesta segunda-feira, 24, na capela de sua residência, transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

Nesta data, a Igreja celebra a festa do Apóstolo São Bartolomeu. Também conhecido como Natanael, nasceu em Caná, na Galileia e foi conduzido a Jesus pelo apóstolo São Filipe. Segundo uma tradição, depois da Ascensão do Senhor, Bartolomeu pregou o Evangelho na Índia onde foi martirizado.

Na homilia, Dom Odilo refletiu a partir do trecho do Evangelho que narra o encontro de Natanael com Jesus (Jo 1,45-51) e destaca o papel do Apóstolo Filipe nesse processo como o “catequista” que o conduz ao Senhor.

‘VEM VER’

O Cardeal ressaltou que, depois de falar de Jesus, Filipe convidou Natanael: “Vem ver!”.  “O papel do catequista é falar de Jesus e ajudar as pessoas a se introduzirem nas coisas de Deus. Mas também deve levar a fazer a experiência do encontro com Deus que se revela e se manifesta”, afirmou.

O texto bíblico também relata a surpresa de Natanael ao perceber que Jesus o conhecia e, mais ainda, com a resposta de Jesus: “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”.

“Deus nos conhece, ele sabe de nós. Isso é arrebatador. É uma experiência muito forte, saber que Deus nos conhece e nos ama”, enfatizou o Arcebispo.

CÉU ABERTO

Diante das palavras de Jesus, o apóstolo o reconhece como o Filho de Deus e o Senhor lhe promete: “Coisas maiores que esta verás!”, afirmando que Natanael verá “o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”.

“Aprendamos hoje de São Bartolomeu essa lição do Evangelho, de quem aceita o convite para ver Jesus, verá coisas maiores, mais altas e mais bonitas e se confrontará com a verdade profunda da nossa fé que é o próprio Jesus, Filho de Deus, Salvador”, concluiu Dom Odilo.

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Assine nossa Newsletter