Confira nossa versão impressa

‘Que Deus nos dê sempre deste pão da vida’

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa na capela de sua residência nesta quarta-feira, 19, memória litúrgica de Santa Catarina de Sena.

Como tem acontecido desde o início das medidas de isolamento social para conter o avanço da pandemia de COVID-19, a celebração foi transmitida pela rádio 9 de Julho e pela página da Arquidiocese o Facebook.

PÃO DESCIDO DO CÉU

Na homilia, Dom Odilo refletiu sobre o trecho que Evangelho do dia (Jo 6,35-40), em que Jesus se apresenta como o pão da vida, aquele que veio do céu para alimentar a vida da humanidade.

Jesus afirmou, ainda que desceu do céu não para fazer a sua vontade, mas a vontade daquele que o enviou. “E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum daqueles que ele me deu, mas os ressuscite no último dia”, disse o Senhor.

O Cardeal destacou que, assim como há pessoas que sentem a fome e a sede do alimento do corpo, há aqueles que vivem a vida sem sentido, “sem aquele pão que mata toda a fome, aquela água viva que mata toda sede”. “Que Deus nos dê sempre deste pão da vida, da sua Palavra, da Eucaristia”, acrescentou.

PERSEGUIÇÃO

Referindo-se à primeira leitura (At 8,1b-8), que narra a perseguição à comunidade cristã nascente, o Arcebispo destacou que os seguidores de Cristo se dispersaram e, ao mesmo tempo, tornaram-se missionários, pregando o Evangelho por onde passavam e formando novas comunidades cristãs. 

Entre os perseguidores daquela época estava Saulo, que, como ressalta o texto,  “devastava a Igreja: entrava nas casas e arrastava para fora homens e mulheres, para atirá-los na prisão”.

Esse mesmo perseguidor, depois, tornou-se Paulo, o apóstolo dos gentios, após ser surpreendido pelo próprio Cristo no caminho para Damasco. “É possível imaginar a força do encontro que ele teve com Cristo, a ponto de se converter… Como os cainhos de Deus são imperscrutáveis, não são como os nossos caminhos. Só pela graça de Deus é possível essa conversão. Paulo foi alcançado por Deus”, afirmou o Cardeal, acrescentando que de devastador, Paulo se tornou edificador da Igreja.

“Peçamos a Deus a graça de uma Igreja missionária. E a graça da conversão de todos nós e de todos aqueles que perseguem a Igreja e possam também se colocar ao lado de Cristo, pão da vida”, concluiu Dom Odilo.

ROMARIA A APARECIDA 

Antes da bênção final, Dom Odilo reforçou o convite a povo para que se una espiritualmente à realização da 119ª Romaria da Arquidiocese de São Paulo a Aparecida, no próximo domingo, 3 de maio.

Este ano, devido à pandemia de COVID-19, não haverá a participação de fiéis na missa que o Cardeal Scherer presidirá no Santuário Nacional, às 12h. Contudo, a celebração será transmitida, ao vivo, pela TV Aparecida, pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

As famílias também são convidadas a participarem da preparação da romaria, a partir desta quarta-feira até sábado, 2 de maio, por meio da oração do Rosário e da Ladainha de Nossa Senhora. 

“Nós faremos nossa romaria de uma forma diferente, mas sem deixar de colocar nas mãos e no coração de Nossa Senhora Aparecida as nossas intenções e súplicas e também as intenções de toda a nossa Arquidiocese”, afirmou Dom Odilo.

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

A genialidade da ‘Missa Solemnis’ de Beethoven, em seus 250 anos

A “Missa Solemnis” foi estreada em abril de 1824, em São Petersburgo, na Rússia, por iniciativa do príncipe Nikolai Borisovich Galitzine. Tem...

Dom Ângelo Mezzari é ordenado Bispo

Nomeado pelo Papa Francisco Bispo Auxiliar de São Paulo em 8 de julho, o Monsenhor Ângelo Ademir...

Em Aleppo, na Síria, 2 padres morrem devido à COVID-19

Sacerdotes estavam entre os cinco da Ordem Franciscana que ainda está na cidade e desenvolve ações caritativas à população, fortemente afetada pela...

Monsenhor Ângelo Mezzari se tornará um sucessor dos apóstolos

Na tarde deste sábado, 19, às 15h, no Santuário do Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, em Içara,...

Em cada árvore, muitas vidas beneficiadas

Crescem em São Paulo as ações da população para o plantio de árvores. Prefeitura lançará Plano Municipal de Arborização Urbana (PMAU) no...

Newsletter