Pascom em Ação 2023: um dia com palestras, oficinas e muitas partilhas

Luciney Martins/O SÃO PAULO

O “Pascom em Ação”, encontro anual formativo da Pastoral da Co­municação da Arquidiocese de São Paulo, desta vez organizado pela equipe da Pascom da Região Lapa no auditório das Faculdades Integra­das Campos Salles, teve como tema “Comunicar para encantar”.

“Ser Pascom: eixos da Pastoral da Comunicação como alicerces para a missão de comunicar para encan­tar”; “A identidade da Igreja Católica transcendente no tempo”; “A origem do espaço litúrgico que comunica e nos leva à transfiguração”; “Espiri­tualidade da Pascom: um caminho para falar com o coração”; e “A Pas­toral da Comunicação e a liturgia” foram as palestras do evento realiza­do em outubro, em que parte das ati­vidades também ocorreram na Paró­quia Nossa Senhora da Lapa, vizinha à Faculdade.

Os agentes da Pascom também participaram de oficinas sobre foto­grafia, Canva, edição de vídeo, rotei­ro e podcast. O evento foi finalizado com uma mesa-redonda sobre casos de sucesso regionais.

TRABALHO INTEGRADO

Agentes da Pascom das seis regi­ões episcopais – Brasilândia, Belém, Ipiranga, Santana, Sé e Lapa – estive­ram no evento. Um deles foi Mauro César dos Santos Leite, coordenador da Pascom do Setor Freguesia do Ó da Região Brasilândia, que destacou o fortalecimento da comunicaçãocom a juventude e o trabalho realiza­do por esta Pastoral na divulgação da Jornada Regional da Juventude (JRJ) 2023.

A parceria entre a JRJ e a Pascom foi fundamental para o engajamento e a espiritualidade. Enquanto a orga­nização da JRJ realizava ações como gincanas e eventos para arrecada­ções de alimentos, a Pascom cobria as atividades realizadas, desenvolvia identidade visual e divulgava nas mí­dias sociais digitais, jornal e rádio.

Este trabalho resultou na arreca­dação de 1,5 tonelada de alimentos durante o ano todo, e a Jornada Re­gional da Juventude reuniu mais de 700 jovens.

A IMPLANTAÇÃO DO CHATGPT NA PASCOM

Os coordenadores da Pascom das Regiões Santana e Brasilândia, respec­tivamente Denilson Rabelo e Antonio Dominici Filho, falaram sobre como a utilização da Inteligência Artificial ChatGPT está transformando o mer­cado e pode ser usada na ação pastoral.

Essa ferramenta auxilia na cria­ção de banners, na revisão e cria­ção de conteúdos, e assim, poderá ajudar as equipes de Pastoral da Comunicação a gerar rapidamen­te matérias para eventos e campa­nhas. Com base nas informações fornecidas, a plataforma sugere de­signs e layouts, poupando tempo e recursos.

A tecnologia ChatGPT também ajuda na identificação de erros grama­ticais, sugere novas frases para maior clareza e tom de acordo com o públi­co-alvo. Além disso, auxilia na reda­ção de mensagens pastorais, reflexões espirituais e notícias da paróquia.

Antonio Dorminici Filho ressal­tou que a Pastoral da Comunicação “deve ser inovadora, audaciosa, cria­tiva e em saída, como nos propõe o sínodo arquidiocesano”.

CASE ENTRE DUAS PARÓQUIAS DURANTE UMA VIA-SACRA

Elaine Elias, agente da Pascom da Paróquia São José, da Região Sé, relatou uma experiência de in­tegração comunicativa realizada com a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro durante a cami­nhada penitencial da Sexta-feira Santa, quando houve a reza das 14 estações da Via Sacra, com a medi­tação da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo.

O percurso de 1,4km entre as paróquias foi percorrido pelos fiéis com orações, reflexão e leitura do Evangelho, sendo finalizado na Pra­ça Abraço da Paz em frente à ma­triz da Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Todos estavam de mãos dadas, enquanto as orações eram conduzidas por Dom Oswaldo Fran­cisco Paulino, Pároco da Paróquia São José; e o Padre Eduardo Ribeiro, Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Ambos aben­çoaram os fiéis.

A caminhada foi divulgada pelas duas paróquias com dez dias de an­tecedência, o que ajuda a explicar a grande participação de fiéis.

Estas e outras experiências rela­tadas ajudaram a aprimorar os co­nhecimentos dos participantes desta edição do “Pascom em Ação” e ser­viram de inspiração para que façam algo similar em suas paróquias.

Luciney Martins/O SÃO PAULO
“Principalmente para nós que somos jovens, foi bom a parte  de espiritualidade, a liturgia, as oficinas muito bem elaboradas, com produções fáceis de entender e aprender com conteúdo para web, áudio, imagens adequadas aos produtos digitais”.
Alessandra Santos, da Pascom da Paróquia Santa Luzia, Região Lapa
“Todas as palestras foram interessantes, e ajudarão para fazer algumas mudanças na paróquia em relação ao trabalho de comunicação pastoral”.
Leonardo Carvalho da Silva, da Pascom da Paróquia Nossa Senhora das Mercês, Região Ipiranga
“A experiência de integração com os agentes de pastoral de outras regiões para a troca de informações, provoca um sentimento de acolhimento. A comunicação por intermédio das novas tecnologias e redes sociais ajuda a informar e evangelizar”.
Brenda Castro dos Santos, da Paróquia Imaculada Conceição de Maria, Região Brasilândia
“Foi muito importante para a integração dos agentes de pastorais. As oficinas foram uma troca de experiência e acrescentaram conhecimento”.
Rivia Maria Laranjeira Rodrigues Oviedo Duran, coordenadora da Pascom da Paróquia Santo Antônio do Mandaqui, Região Santana
“O evento trouxe como principal objetivo o fortalecimento e os vínculos dos agentes de Pastoral da Comunicação nas regiões episcopais. Houve um momento de evangelização com espiritualidade, formação sobre liturgia, conhecimento dos recursos das ferramentas de Inteligência Artificial nas mídias sociais, a fim de proporcionar uma maior integração de todos dentro da Arquidiocese”.
Brenda Oliveira, da Pascom da Paróquia Santa Luzia, Região Lapa
“Difícil eleger uma melhor apresentação, mas fico com os meus maiores interesses que são fotografia e Canva”.
Fabio Hirata, coordenador da Pascom da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, da Região Ipiranga
“Com a presença de agentes de outras pastorais presentes no encontro, foi possível perceber a transversalidade da Pascom, que consiste em acolher as diversas iniciativas da Igreja, divulgá-las, colocar-se a serviço e integrá-las entre si”.
Irmã Viviani Moura, paulina, vice-coordenadora da Pascom Arquidiocesana
“Foi um marco na história da Pastoral da Comunicação na Arquidiocese de São Paulo, pois proporcionou às regiões episcopais viverem uma experiência de caminhar juntos como povo de Deus e comunhão na missão que nos foi confiada”.
Padre Antônio Francisco Ribeiro, Coordenador da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de São Paulo
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários