Hoje a Igreja celebra a Virgem Maria, Mãe da Igreja

Estavam de pé, junto à cruz de Jesus, sua Mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena. Quando Jesus viu sua Mãe e, perto dela, o discípulo que amava, disse à sua mãe: “Mulher, eis aí teu filho”. Depois, disse ao discípulo: “Eis aí tua Mãe”. Desde então, o discípulo a acolheu em sua casa” (Jo 19,25-27).

Reprodução da Internet

A memória da Bem-aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja, recorda-nos que a maternidade divina de Maria se estende, por desejo de Jesus, à maternidade humana, ou seja, à própria Igreja, mediante um ato de consagração. Em 2018, o Papa Francisco introduziu a celebração desta memória na segunda-feira, após a solenidade de Pentecostes, dia em que a Igreja nasceu.

Este título dado a Maria não é novo. Em 1980, São João Paulo II convidou os fiéis a venerar Maria como Mãe da Igreja. Antes dele, em 21 de novembro de 1964, São Paulo VI, na conclusão da terceira sessão do Concílio Vaticano II, declarou que a Virgem é “Mãe da Igreja”. Mais tarde, em 1975, a Santa Sé propôs a celebração de uma Missa votiva em honra da Mãe da Igreja, mas, não entrou no calendário litúrgico. Além dessas datas, não podemos esquecer quanto o título de Maria, Mãe da Igreja, esteve presente na sensibilidade de Santo Agostinho e São Leão Magno; de Bento XV e Leão XIII, até nossos dias, quando, em 11 de fevereiro de 2018, por ocasião do 160º aniversário da primeira aparição da Virgem em Lourdes, o Papa Francisco tornou obrigatória a memória da Virgem Maria, Mãe da Igreja.

Aos pés da Cruz

Maria “estava” aos pés da Cruz de Jesus. “Estava” é um verbo que indica presença, continuidade, modo de participar. Ao contrário dos discípulos, Maria acompanhou seu Filho Jesus ao longo da Via Sacra. Maria enfrentou aquele momento com grande dignidade, sem nunca fugir dos acontecimentos da vida. Ela estava ali. Por isso, ”Jesus confiou o discípulo amado à sua Mãe” e vice-versa.

Novo “eis-me aqui” de Maria

Maria é convidada por seu Filho a dizer um novo “Eis-me aqui”, um novo “sim” mais consciente e maduro. Por meio do seu estar “aos pés da Cruz“, amadureceu sua experiência de fé e maternidade, que a tornou capaz de ir mais além. No fundo, desde o início, o coração de Maria foi repleto de interrogativos: “Qual o sentido daquela saudação” (Lc 1,29). Até diante de Simeão, surgiram questões: “Eis que este Menino está destinado a ser causa de queda e de soerguimento para muitos homens em Israel e a ser um sinal que provocará contradições, a fim de serem revelados os pensamentos de muitos corações. E uma espada transpassará a tua alma” (Lc 2, 34-35). Maria e José “estavam admirados das coisas que diziam dele” (Lc 2, 33). A expressão “Eis-me aqui” de Maria não foi dita uma vez por todas, mas cresceu e amadureceu com os acontecimentos da vida, inclusive os da “Cruz”, sob a qual ela “estava”. Daí, com esta fidelidade reforçada, Maria recebeu uma nova missão, uma espécie de “suplemento” de maternidade, a ponto de se tornar “Mãe da Igreja”. Mãe, porque nos regenera na graça, desde que aprendamos a crescer na “estatura de Cristo” (cf. Ef 4, 7-13).

Vida cristã ancorada no mistério da Cruz

A festa de Maria, Mãe da Igreja, “ajudará a recordarmos que a vida cristã, para crescer, deve estar ancorada no mistério da Cruz, na oferta de Cristo, na Virgem dolorosa, Mãe do Redentor e dos redimidos», explica o Decreto. Como Maria soube “ficar” aos pés da Cruz, sem evitar ou fugir do esforço de compreender e sofrer, assim, como Mãe, soube “estar” ao lado de cada um daqueles que o Filho tornou seus filhos. Isso nos leva a invocá-la como “Mãe da Igreja”:

Oração do Papa Francisco:

Ajudai, ó Mãe, a nossa fé. Abri o nosso ouvido à Palavra, para reconhecermos a voz de Deus e a sua chamada. Despertai em nós o desejo de seguir os seus passos, saindo da nossa terra e acolhendo a sua promessa. Ajudai-nos a deixar-nos tocar pelo seu amor, para podermos tocá-Lo com a fé. Ajudai-nos a confiar-nos plenamente a Ele, a crer no seu amor, sobretudo nos momentos de tribulação e cruz, quando a nossa fé é chamada a amadurecer. Semeai, na nossa fé, a alegria do Ressuscitado. Recordai-nos que quem crê nunca está sozinho. Ensinai-nos a ver com os olhos de Jesus, para que Ele seja luz no nosso caminho. E que esta luz da fé cresça sempre em nós até chegar aquele dia sem ocaso que é o próprio Cristo, vosso Filho, nosso Senhor.  (Papa Francisco, “Lumen Fidei”)

Fonte: Vatican News

guest
6 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Frankmar Corrêa
Frankmar Corrêa
11 meses atrás

” Cumpriu o que foi Prometido a Davi,Pois DEUS Havia se Comprometido a Suscitar do Fruto de seu seio um REI ETERNO…esse REI é CRISTO, FILHO DE DEUS, Feito Filho do Homem, isto é , Nascido como Fruto da VIRGEM DESCENDENTE DE DAVI..”

Irineu- Demonstração da Fé Apostólica- Seculo II da Era Cristã.

Frankmar Corrêa
Frankmar Corrêa
11 meses atrás

” ..( Jesus ) é Aquele que existia Antes do luzeiro da manhã e da lua. Todavia, ele se dignou nascer feito homem daquela virgem ( Maria )da descendência de Davi, para, por meio desta sua economia, destruir a serpente perversa. ” Justino de Roma- Seculo II da Era Cristã.

Frankmar Corrêa
Frankmar Corrêa
10 meses atrás

: “Os sacerdotes se reuniram e decidiram fazer um véu para o Templo do SENHOR. O sacerdote disse: ‘Chama as moças imaculadas da Tribo de Davi’. Os ministros saíram e após procurarem, encontraram sete virgens. Então o sacerdote recordou-se de Maria [Mãe do SENHOR JESUS ainda com a idade de 12 anos] e os mensageiros a buscaram”

(Proto Evangelho de Tiago 10:1).

Frankmar Corrêa
Frankmar Corrêa
10 meses atrás

” Nosso DEUS, JESUS CRISTO, Foi Trazido no seio de Maria, Segundo Plano de DEUS, Nascido da Descendência de David..”

( Inacio de Antioquia-Ao EFesios- 107 Da Era Cristã )

Frankmar Corrêa
Frankmar Corrêa
10 meses atrás

“Assim, quando José e Maria( Mãe de JESUS ) Foram Recenseados, está escrito serem Eles da casa, isto é,da estirpe de Davi (Luc.2,4)..”

(Agostinho- Seculo IV da Era Cristã )

Frankmar Corrêa
Frankmar Corrêa
10 meses atrás

JESUS ERA DESCENDENTE DE DAVI ATRAVÉS DE SUA MÃE MARIA.

Acerca de seu Filho, que Nasceu da Descendência de Davi segundo a carne,
( Novo Testamento-Romanos 1:3 )

” A linhagem ,, José foi de Nazaré para Belém para o recenseamento, “porque era da casa e família de Davi“. Como que para excluir todas as dúvidas a respeito da descendência davídica de Maria, o Evangelista (1:32, 69) afirma que à criança nascida de Maria sem a intervenção de homem deveria ser dado “o trono de Davi, Seu pai”, e que o Senhor Deus tinha “suscitado-nos um poderoso salvador na casa de Davi, seu servo”.. Paulo também atesta que Jesus Cristo “foi feito para Ele [Deus] da semente de Davi, de acordo com a carne” (Romanos 1:3)….os comentaristas nos dizerem que no texto “no sexto mês o anjo Gabriel foi enviado por Deus. . .a uma Virgem desposada com um homem que chamava José, da casa de Davi” (Luke 1:26-27); a última cláusula “da casa de Davi” não se refere a José, mas à Virgem que é a pessoa principal da narrativa; logo nós temos um testemunho diretamente inspirado da descendência  davídica de Maria..”

 ..os comentaristas geralmente concordam que a genealogia encontrada no começo do primeiro Evangelho é de .. José, Ânio de Viterbo propôs a opinião, já aludida por .. Agostinho, de que a genealogia de .. Lucas concede o pedigree à Maria. O texto do terceiro Evangelho (3:23) pode ser explicado de modo a fazer Heli o pai de Maria: “Jesus. . sendo o filho (como era suposto de José) de Heli“, ou “Jesus. . sendo filho de José, como era suposto, o filho de Heli” (Lightfoot, Bengel, etc.), ou ainda “Jesus. . .sendo como se supunha o filho de José, que era [o enteado] de Heli” … Nestas explicações o nome de Maria não é mencionado explicitamente, mas está implícito; logo Jesus é o Filho de Heli através de Maria..genealogia de S. Lucas, o nome do pai de Maria, Heli, concorda .. uma tradição encontrada sobre o relato do Protoevangelho de Tiago, um Evangelho apócrifo que data do final do século segundo. De acordo com este documento os pais de Maria .. Joaquim (Joachim) e Ana. Agora, o nome Joachim é apenas uma variação de Heli ou Eliachim, substituindo um nome divino (Yahweh) por outro (Eli, Elohim). A tradição quanto aos pais de Maria, encontrada no Evangelho de Tiago,..”
( EnciclopédiaCatolica.Com.br )

Comentário de Thomas Coke A Respeito de Lucas 1:27.
” ..1:27 . A uma virgem esposada, etc. – eu deveria render o versículo assim: a uma virgem da casa de Davi, prometida a um homem cujo nome era José; e o nome da virgem era Maria. O original ostentará esta tradução: e o que contribui para essa interpretação é que este e o versículo anterior se referem totalmente à virgem; quem é descrito pelo local de sua residência, Nazaré; por sua relação com Joseph, sendo esposada por ele; por sua linhagem e descendência, da casa de Davi; e pelo nome dela, Mary. Veja Whitby e outros. ”

TESTEMUNHO DA ANTIGA IGREJA CRISTÃ DE JESUS DE QUE MARIA ERA DESCENDENTE DE DAVI.

” Nosso DEUS, JESUS CRISTO, Foi Trazido no seio de Maria, Segundo Plano de DEUS, Nascido da Descendência de David..”
( Inacio de Antioquia-Ao EFesios- 107 Da Era Cristã )

: “Os sacerdotes se reuniram e decidiram fazer um véu para o Templo do SENHOR. O sacerdote disse: ‘Chama as moças imaculadas da Tribo de Davi’. Os ministros saíram e após procurarem, encontraram sete virgens. Então o sacerdote recordou-se de Maria [Mãe do JESUS ainda com a idade de 12 anos] e os mensageiros a buscaram”
( Proto Evangelho de Tiago – SeculoIIdaEraCristã ).

” ..( JESUS) é Aquele que existia Antes do luzeiro da manhã e da lua. Todavia, ele se dignou nascer feito homem daquela virgem ( Maria )da descendência de Davi, para, por meio desta sua economia, destruir a serpente perversa.
” Justino de Roma- Seculo II da Era Cristã.

“..O SENHOR Jurou a Verdade a Davi, e Não o enganou:”Porei em Meu Trono o Fruto do teu Seio.Uno e Idêntico é CRISTO DEUS, Fruto do Seio de Davi, isto é, da Virgem, Descendente de Davi..Maria…”
(Irineu de Lião-180 da Era Cristã.)

Cumpriu o que foi prometido a Davi, pois Deus havia se comprometido a suscitar de fruto do seu seio um rei eterno, cujo reino não teria fim. Este Rei é Cristo, filho de Deus, feito filho do homem, isto é, nascido, como fruto, da virgem descendente de Davi; e se a promessa foi do fruto de seu seio – a saber, um rebento da concepção característica da mulher, e não fruto do homem nem dos rins, como é característico do varão – era pra anunciar o que era de único e próprio na produção deste fruto de um seio virginal procedente de Davi,..”
(Irineu- Seculo II da Era Cristã)

Pela genealogia de José, Maria possuía parentesco com ele, e a origem de Maria ( Mãe de Jesus )também precisava ser demonstrada..”
(Jerônimo Seculo IV da Era Cristã)

“Assim, quando José e Maria( Mãe de JESUS ) Foram Recenseados, está escrito serem Eles da casa, isto é,da estirpe de Davi (Luc.2,4)..”
(Agostinho- Seculo IV da Era Cristã )