Hoje a Igreja celebra São Teodósio

Nasceu na Turquia em 423, e desde pequeno, por influência paterna, lia com muito fervor as Sagradas Escrituras. Seguindo o exemplo de Abraão, o santo decidiu deixar suas riquezas e sua família, para peregrinar a Jerusalém, Belém e Nazaré, e em seguida tornar-se religioso. São Teodósio foi viver não muito longe de Belém, e teve como guia espiritual o abade Longinos. Após ser ordenado sacerdote, recebeu a ordem de encarregar-se do culto de um templo localizado entre Jerusalém e Belém. O santo realizou seu trabalho com muita sabedoria e humildade, e foi testemunho de uma vida santa e cheia de oração, o que motivou a outros jovens a tornarem-se religiosos, e mais adiante, a fundação de três conventos nas proximidades de Belém.

O santo também construiu, perto de Belém, três hospitais para o atendimento de idosos, doentes necessitados e deficientes. Os mosteiros dirigidos por São Teodósio eram como uma cidade de santos no deserto, pois tudo se fazia a seu tempo, com exatidão, oração, trabalho e descanso.

São Teodósio ficou gravemente enfermo, e faleceu aos 105 anos em 529. O Arcebispo de Jerusalém e muitos cidadãos da Terra Santa assistiram a seu enterro e durante seus funerais obraram vários milagres.

Fonte: ACI Digital

Deixe um comentário