Hoje celebra-se o dia de São Estevão, o Protomártir.

A São Estevão lhe chama “protomártir” porque foi o primeiro mártir de toda a história católica. São Estevão era um dos homens de confiança dos apóstolos; falou e defendeu muito bem Jesus, que entre os judeus gerou certo desconcerto. Por tal razão, a tradição assinala que foi levado ante o Tribunal Supremo da Nação, o Sanedrín, para ser acusado com falsas testemunhas, os quais argumentaram que Estevão afirmava que Jesus ia destruir o templo e a acabar com as leis de Moisés.

Entretanto, o santo não se atemorizou, e pelo contrário, pronunciou um impressionante discurso no qual foi recordando toda a história do povo do Israel (Atos 7) e através do qual exortou aos judeus a retificar, repreendendo-os por ter chegado ao extremo de não só não reconhecer ao Salvador, mas também de havê-lo, além disso, crucificado.

Cheios de ira, estes o arrastaram fora da cidade e o apedrejaram.

Os que o apedrejavam deixaram seus vestidos junto a um jovem chamado Saulo (o futuro São Paulo que se converterá pelas orações deste mártir) e que aprovava aquele delito. Enquanto o apedrejavam, Estevão dizia: “Senhor Jesus, recebe meu espírito”. E de joelhos disse com forte voz: “Senhor, não leves em conta este pecado”. E dizendo isto, morreu.

Os cristãos o resgataram e deram a seu corpo digna sepultura.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários