Hoje é celebrado São Clemente I, Papa e promotor da paz

Reprodução da Internet

“Revistamo-nos de concórdia, sejamos continentes humildes, mantendo-nos afastados de toda murmuração e calúnia, justificando-nos mais pelas obras do que pelas palavras”, escreveu o papa são Clemente I em uma Carta aos Coríntios, buscando a união e a paz dessa comunidade.

São Clemente I, conhecido como Clemente Romano, foi eleito pontífice no ano 88 e morreu em 97, quando foi lançado ao mar com uma âncora no pescoço.

Tempos depois, santo Irineu, o grande bispo de Lyon, testemunhou que são Clemente “tinha visto os Apóstolos”, “tinha se encontrado com eles” e “ainda soava em seus tímpanos sua pregação e tinha diante dos olhos sua tradição”.

Durante seu pontificado, foi restabelecida a confirmação segundo o rito de são Pedro e começou-se a usar nas cerimônias religiosas a palavra “amém”.

Do mesmo modo, interveio nos problemas da Igreja de Corinto devido à desobediência de alguns fiéis aos sacerdotes. Assim como são Paulo (primeira e segunda Carta aos Coríntios do Novo Testamento), são Clemente também enviou uma missiva a este povo.

Na mensagem, perguntava: “Por que entre vós existem disputas, ódios, contendas, cismas e guerras? Acaso não temos um só Deus, um só Cristo e um só Espírito da graça derramado sobre nós e uma só vocação em Cristo?”.

“Arranquemos esse mal o mais rápido possível. Lancemo-nos aos pés do Senhor e peçamos-lhe, entre lágrimas, que se compadeça de nós, reconciliando-se conosco, trazendo-nos de volta a uma prática santa e pura de nossa fraternidade”, escreveu.

A festa deste quarto papa, terceiro sucessor de Pedro, é celebrada em 23 de novembro.

(Com informações de acidigital)

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Assine nossa Newsletter