Bispo nigeriano ressalta que a IA deve sempre estar a serviço da humanidade

Canva

“Os sistemas de inteligência artificial são muito bons por si só. Podem nos ajudar a fazer muito, mas se não cuidarmos deles, dominarão a humanidade”, afirmou Dom Paulinus Chukwuemeka Ezeokafor, Bispo de Awka, na Nigéria, em sua mensagem para o 58º Dia Mundial das Comunicações Sociais, a ser comemorado no domingo, 12.

A Diocese de Awka organizou, entre os dias 5 e 12, uma semana de reflexão sobre a Mensagem do Papa Francisco para a ocasião: “Inteligência artificial e sabedoria do coração: para uma comunicação verdadeiramente humana”.

“A inteligência artificial deve ser utilizada para servir a humanidade e não para controlar ou substituir a humanidade ou tornar os seres humanos redundantes, porque se ela assumir o controle, estaremos perdidos”, alertou Dom Paulinus.

O Bispo de Awka sublinhou que as pessoas devem utilizar tecnologias modernas e avançadas de tal forma que não se tornem objetos daquilo que criaram.

“É triste que muitos dos nossos jovens utilizem a tecnologia para perpetrar o mal na sociedade; eles se envolvem em fraudes na internet”, lamentou Dom Paulinus.

As gangues fraudulentas do ambiente digital na Nigéria estavam até recentemente concentradas na região de Lagos, capital do país. Contudo, o fenômeno parece agora ter-se espalhado por todas as principais cidades e universidades do sul nigeriano. E é comum ver rapazes e moças levando um estilo de vida luxuoso graças às fraudes digitais, para que possam ganhar a vida com isso. “Portanto, os pais devem dar prioridade à educação e ao desenvolvimento espiritual dos seus filhos, para que possam conectar-se com Deus e controlar os seus impulsos”, concluiu o Bispo.

Fonte: Agência Fides

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários