6 jovens ingressam no Seminário Propedêutico da Arquidiocese em 2024

Luciney Martins/O SÃO PAULO

Como acontece a cada início de ano, o Seminário Propedêutico Nossa Senhora da Assunção, na Vila Nova Cachoeirinha, recebe “novos moradores”. Desde o dia 4, lá estão seis jovens propedeutas: dois são vocacionados de paróquias da Região Santana: André Oliveira, 17 (Natividade do Senhor), e Diego Alberto, 19 (São Francisco Xavier); dois de paróquias da Região Ipiranga: Thiago Lastrucci, 24 (Imaculada Conceição) e Thiago Xavier, 19 (Nossa Senhora da Saúde); um da Paróquia Nossa Senhora do Brasil, da Região Sé, Luiz Alberto, 25; e um da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, da Região Brasilândia, Rafael Silva, 27.

“Nesses primeiros dias, eu lhes apresento a dinâmica do Seminário, o seu dia a dia, atividades, o calendário, e são dadas as orientações de como se deve viver dentro de uma casa de formação presbiteral. Também começamos uma reflexão introdutória sobre as quatro dimensões da formação sacerdotal: humano-afetiva, espiritual, intelectual e pastoral-missionária”, explicou, ao O SÃO PAULO, o Padre João Henrique Novo do Prado, Reitor do Seminário Propedêutico.

EXPECTATIVAS

Estes serão os primeiros seminaristas formados sob a versão revisada e adequada do Diretório de Formação Presbiteral da Arquidiocese de São Paulo que entrou em vigor em janeiro.

Padre João Henrique afirmou que no Diretório, “foca-se bastante o crescimento de uma vida mais íntima com Jesus, por meio do gosto pela oração; tem destaque a vida comunitária, pois é em comunidade que o jovem adquire um maior conhecimento de si mesmo e do outro; e pede-se que o jovem desperte para uma vida de estudos, tenha interesse em estudar e que também, aos poucos, vá se inserindo na vida pastoral da Igreja, estando presente nas paróquias aos finais de semana. É importante destacar que, desde a etapa do Propedêutico, à luz das orientações presentes no Diretório, queremos formar jovens para o sacerdócio que sejam, antes de tudo, discípulos-missionários de Jesus Cristo”.

Thiago França é um dos que ingressaram no Propedêutico em 2024. Ele contou que, durante o ano de discernimento com a Pastoral Vocacional, aprendeu a paciência para escutar o chamado de Deus e respondê-lo na hora certa, e que agora fará uma experiência de discernimento ainda mais profunda: “Tenho muitas possibilidades de crescer na certeza do meu chamado. Isso começa pela vida integral em comunidade que vivenciamos no Seminário, a disciplina em se adaptar à rotina da casa, os erros e acertos que temos ao longo do convívio, o aprendizado e o aprofundamento do Catecismo da Igreja”.

CHEGADA AO SEMINÁRIO DE FILOSOFIA

A etapa do Discipulado é vivenciada pelos seminaristas no Seminário de Filosofia Santo Cura D’Ars, na Freguesia do Ó. Essa casa de formação, cujo Reitor é o Padre Frank Antônio de Almeida, iniciou as atividades na Quarta-feira de Cinzas, 14.

A turma é composta por 19 seminaristas: cinco estão no 1º ano, outros cinco no 2º; e nove no 3º. Um dos ingressantes é Leonardo Ramos da Silva Teixeira, 26. “No Seminário Propedêutico, pude ter uma maior noção da vida do clero, um contato diferente com o santo povo de Deus, do qual faço parte e do qual, ao mesmo tempo, tornei-me servidor em uma perspectiva diferente, fruto da vida em formação para o sacerdócio”, destacou.

“A etapa do Discipulado se propõe a ser o preparo do seguimento de Cristo em nossa humanidade, buscando compreender a complexidade do ser humano e expandindo nosso entendimento acerca de nós mesmos e da sociedade em que estamos inseridos. Espero com os estudos filosóficos alcançar esses objetivos, com maior olhar crítico e misericordioso para a realidade a que formos lançados”, complementou o seminarista.

ANO COMEÇA COM RETIRO NA TEOLOGIA

No Seminário de Teologia Bom Pastor, no Ipiranga, 21 seminaristas – nove no 1º ano; dois no 2º ano; cinco no 3º e cinco no 4º ano – estão na terceira etapa da formação presbiteral: a Configuração. Eles participaram de um retiro na Abadia de Santa Maria, entre os dias 5 e 9, orientado por Dom Jorge Pierozan, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Santana.

De acordo com o Padre José Adeildo Pereira Machado, Reitor do Seminário de Teologia, o retiro ajudou-os a retomar o ritmo da vida comunitária após o período de férias e foi enriquecedor pela oportunidade de diálogo e oração com as monjas e pelas reflexões de Dom Jorge Pierozan sobre a vida presbiteral, correção fraterna, felicidade na vocação e a comunhão dos seminaristas com a Igreja, com o Arcebispo e com o Papa.

Um dos ingressantes no Seminário de Teologia em 2024 é o seminarista Gil Pierre de Toledo Herck, 29, que no ano passado concluiu a etapa do Discipulado. “O tempo dentro de casa [Seminário de Filosofia] reforçou em mim a importância da perseverança diante das atividades cotidianas, apoiada na amizade verdadeira com os outros seminaristas, futuros ‘irmãos de trincheira’ no sacerdócio, e na relação constante com Jesus, pela vida de oração. Os estudos serviram para reforçar-me a convicção de que as premissas filosóficas de nossa religião são sumamente razoáveis, e a experiência de pastoral na Paróquia Cristo Rei (Anhanguera) e o contato com o povo foram um verdadeiro refrigério e ‘aperitivo’ do futuro ministério sacerdotal”, comentou.

“Imagino que nesta etapa da formação [a Configuração] vão crescendo progressivamente a responsabilidade e a autonomia dos seminaristas, e que os estudos teológicos nos permitam conhecer mais profundamente a Revelação e os tesouros da Igreja”, projetou Gil Pierre.

Arquivo Pessoal

MELHORIAS COM O DIRETÓRIO REVISADO

Padre José Adeildo avaliou que especialmente duas mudanças no Diretório de Formação Presbiteral da Arquidiocese serão benéficas: a introdução da Pastoral Vocacional na etapa de Discernimento Vocacional; e a criação da etapa do Serviço Sacerdotal e Perseverança, pela qual cada presbítero é chamado à formação permanente.

“Essas coisas novas no Diretório evocam o aspecto da gradualidade. Aqui na Configuração estará sobretudo delineado a questão da preparação da homilia. Vamos, por exemplo, realizar oficinas de homilia com os seminaristas, bem como fazer com que tomem mais consciência da identidade presbiteral, da Igreja diocesana e da comunhão com o bispo local e com o Papa”, assegurou o Reitor, dizendo esperar, também, uma proximidade ainda maior dos padres com o Seminário Arquidiocesano.

AS 4 ETAPAS DA FORMAÇÃO PRESBITERAL

Discernimento Vocacional: inicialmente, a Pastoral Vocacional acolhe, acompanha e ajuda o candidato a discernir o chamado ao sacerdócio. Depois, se for admitido ao Seminário Propedêutico, este buscará uma vida espiritual sólida, um maior conhecimento de si e da doutrina cristã.

Discipulado: realizada no Seminário de Filosofia, é orientada para alimentar e sustentar a comunhão do seminarista com Deus e com os irmãos, e para que alcance sólida competência no âmbito filosófico.

Configuração: no Seminário de Teologia, o seminarista aprofunda o sentido de pertença à Igreja e ao sacerdócio ministerial de Cristo. Também há o aprimoramento da relação entre fé e razão com o estudo da Teologia, bem como o aprofundamento do ser ministerial, do apostolado e da missionariedade, especialmente por parte dos diáconos seminaristas.

Serviço Sacerdotal e Perseverança: cada presbítero é chamado a formar-se permanentemente no sacerdócio.

VOCÊ PENSA EM SER PADRE?

Converse com o sacerdote de sua paróquia. Informe-se no Centro Vocacional Arquidiocesano: (11) 3237- 2523 ou cvasp@uol.com.br

guest
1 Comentário
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
marlene correa marcondes
marlene correa marcondes
2 meses atrás

Bom dia. Agradeço quem fez esta reportagem tão esclarecedora,sempre quis saber tudo sobre o semináristas e a vida no seminário.