‘A celebração da Páscoa começa hoje’

Afirmou Cardeal Odilo Scherer, na missa do Domingo de Ramos, na Catedral da Sé

Cardeal Odilo Scherer preside Missa do Domingo de Ramos na Catedral da Sé (Foto: Luciney Martins/O SÃO PAULO)

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, presidiu a manhã do dia 13, na Catedral da Sé, a Missa do Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor, celebração que abre a Semana Santa.

A liturgia começou com o rito da bênção dos ramos na Praça da Sé, junto ao marco zero da cidade, seguida de uma pequena procissão até o interior da Catedral. 

Nessa celebração, recordam-se dois momentos marcantes da vida de Jesus: sua entrada solene em Jerusalém e a proclamação da sua Paixão, neste ano, segundo o evangelista São Lucas. Nesta ocasião, acontece, em todas as igrejas católicas do Brasil, a Coleta Nacional da Solidariedade, gesto concreto da Campanha da Fraternidade, que, este ano, aborda a temática da ecologia integral.

CELEBRAÇÃO PASCAL

Na homilia, Dom Odilo destacou que a missa do Domingo de Ramos marca o início da celebração da Páscoa. “Para a Igreja, a celebração da Páscoa começa hoje. A Páscoa não é um dia. É uma celebração que se estende por vários dias, por meio de vários ritos, e tem o seu momento alto no Domingo de Páscoa da Ressurreição, quando celebramos, sim, a Ressurreição de Jesus”, explicou.

O Arcebispo lembrou que este que é a realidade central da fé cristã: a paixão, morte e ressurreição de Jesus. “Nós participamos do mistério pascal, mediante o batismo”, afirmou, enfatizando que os cristãos não são apenas espectadores, mas participantes reais do que se celebra nesta semana.

 “A liturgia de hoje nos convida hoje a aprender os ensinamentos da paixão de Jesus. Para assim, também, participarmos da sua ressurreição e da vida nova que ele nos trouxe. Convida a que olhemos para Jesus na sua cruz”, continuou o Cardeal.

Missa do Domingo de Ramos na Catedral da Sé (Foto: Luciney Martins/O SÃO PAULO)

PARTICIPANTES DA PAIXÃO

Dom Odilo convidou os fiéis a se imaginarem presentes nas cenas da Paixão de Cristo.  “Ouvimos o relato da paixão, vários cenários, muitas pessoas participando… E podemos perguntar-nos, onde nos situamos? Com qual personagem nos identificamos? Qual é a nossa parte nas cenas da paixão de Jesus?”, indagou.

“A paixão de Jesus continua ao longo da história, continua também hoje, nos membros do seu corpo místico, que é a Igreja, e nos membros de toda a humanidade, que são os filhos e filhas de Deus, ainda que estejam dispersos. Onde alguém sofre, é desprezado. Jesus continua sofrendo e é desprezado”, acrescentou o Arcebispo, reforçando que a Semana Santa não se limita à recordação de fatos passado, mas consiste em fazer memória e sentir-se parte do mistério pascal de Jesus Cristo.

Por fim, Dom Odilo exortou os fiéis a viverem intensamente cada momento da Semana Santa. “Sigamos, pois, os passos da paixão do Senhor, participando com fé, nestes dias, santos dedicados à celebração dos mistérios da paixão, morte e ressurreição de Jesus, para com Ele também chegarmos à glória da sua ressurreição.”

Confira a programação das celebrações presididas pelo Cardeal Scherer e pelos bispos auxiliares nesta Semana Santa.

(Foto: Luciney Martins/O SÃO PAULO)

Deixe um comentário