‘A Eucaristia é o sacramento de Jesus Cristo entre nós e sinal permanente da sua atuação na Igreja’

Afirmou o Arcebispo de São Paulo, na missa da solenidade de Corpus Christi, na Catedral da Sé.

Dom Odilo Pedro Scherer abençoa a cidade com o Santíssimo Sacramento, no fim da missa da Solenidade de Corpus Christi, na Catedral da Sé (Foto: Luciney Martins)

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa da Solenidade do Santíssimo Sacramento do Corpo e Sangue de Cristo, também conhecida como Corpus Christi, na manhã desta quinta-feira, 11, na Catedral da Sé.

Devido às medidas de isolamento social para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus, a celebração aconteceu sem a participação numerosa de fiéis, ao contrário do que acontecia nos anos anteriores, em que costuma ser celebrada uma missa campal, seguida da procissão eucarística pelas ruas do centro da capital paulista. 

A assembleia desta ano estava representada por um pequeno grupo de pessoas, dentre as quais, algumas que atuam nas organizações pastorais de serviço da caridade para com os mais pobres na Arquidiocese, seguindo as recomendações de distanciamento umas das outras e o uso de máscaras. 

Concelebraram a missa o Padre Luiz Eduardo Baronto, Cura da Catedral; o Padre Julho Renato Lancellotti, Vigário Episcopal para a Pastoral do Povo da Rua; e o Padre Maércio Ângelo Pissinatti Filho, secretário do Arcebispo. 

LEIA TAMBÉM:
Eucaristia: tesouro da Igreja e alimento espiritual dos santos
Adoração ao Santíssimo Sacramento, durante celebração de Corpus Christi (Foto: Luciney Martins)

TESTEMUNHO DA FÉ

“Nossas igrejas hoje estão com algumas pessoas apenas… Contudo, queremos expressar publicamente a fé da Igreja no sacramento da Eucaristia. É Jesus que está no meio de nós”, afirmou Dom Odilo, no início da celebração, que foi transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

Ao saudar os fiéis presentes, o Cardeal ressaltou que a Eucaristia está sempre  relacionada à caridade, recordando a recente afirmação do Papa Francisco, de que “celebrar Jesus na Eucaristia nos leva ao compromisso de reconhecer Jesus nos mais pobres e em todos aqueles que necessitam de maior atenção e caridade”.

O Arcebispo também ofereceu a missa na intenção de todas as vítimas da pandemia, especialmente os doentes, os profissionais da saúde, os pobres e mais vulneráveis e os falecidos. 

MEMORIAL

Na homilia, Dom Odilo destacou esta solenidade está ligada ao coração da fé cristã, pois “é justamente jesus cristo, Nosso Senhor e Salvador, que não abandona a Igreja nenhum instante e cumpre o que prometeu:  ‘Eu estarei sempre convosco’”.

“Nesta festa da nossa fé católica na Eucaristia, nós recordamos o memorial permanente de Jesus Cristo e da obra que ela realizou em nosso favor e da missão que confiou a nós, sua Igreja”, acrescentou o Cardeal, refletindo sobre o sentido da expressão  “memorial”.

“Fazer memória está no cerne da nossa fé. Foi isso que Jesus recomendou aos apóstolos ao instituir a Eucaristia, quando, no fim da ceia, pediu para que fizessem, isso ‘em memoria de mim’”, continuou o Arcebispo, enfatizando que não se trata é simplesmente uma memória arqueológica, de museu, do passado, mas de “uma ação perene e constante de Deus”. “Lembremo-nos do que Deus fez, faz e ainda fará pela humanidade por meio de Jesus Cristo”, exortou.

Um pequeno grupo de fiéis participou da missa na Catedral, observando as recomendações de distanciamento social (Foto: Luciney Martins)

NOVA ALIANÇA

O Cardeal Scherer salientou, ainda, que, na Eucaristia, a Igreja torna presente a ação de Jesus Cristo e os cristãos se fazem presentes em sua ação no mundo. “Por isso, o povo da nova aliança é chamado a celebrar a Eucaristia em memória de Jesus Cristo”, afirmou.

“A Eucaristia é o sacramento de Jesus Cristo entre nós e sinal permanente da sua atuação na Igreja. Que maravilha pensar que desde os apóstolos até hoje nenhum dia ficou sem a celebração da Eucaristia. Do oriente ao ocidente, de manhã e à noite, em algum lugar esta sendo celebrada a Eucaristia, em memória de Jesus Cristo”, sublinhou o Arcebispo.

Dom Odilo também destacou que a Eucaristia é o sacramento que recorda a reconciliação da humanidade com Deus e a esperança nas sua promessas… “Esperamos estar livre desta pandemia, mas Jesus nos anuncia uma esperança ainda maior, a da vida eterna, pois quem dele se alimenta tem a vida eterna”, completou.

MISTÉRIO DA FÉ

“Tantos são os significados e as mensagens desse sublime sacramento, grande mistério da fé, no qual anunciamos a morte de Jesus, proclamamos a sua ressurreição e esperamos a sua vinda gloriosa”, reforçou Dom Odilo.  

Outro aspecto esse mistério da fé recordado pelo Cardeal é que a Eucaristia é vínculo de unidade da Igreja, corpo de Cristo. “Por isso, os irmãos que se alimentam deste pão não podem estar divididos em si, devem estar unidos em Cristo… Em tempos de ideologias que nos separam, devemos pensar que se participamos da Eucaristia, não podemos estar em campos opostos”, alertou o Arcebispo, recordando que para o cristão, “não existe vitória sobre o outro, mas com o outro em relação ao bem maior”.

Cardeal Scherer caminha com Jesus Eucarístico até a porta principal da Catedral (Foto: Luciney Martins)

UNIDOS PELA FÉ

Ao recordar que a participação da Eucaristia deve ser um compromisso constante do cristão, Dom Odilo lembrou que, neste período de pandemia, muitas pessoas não podem participar presencialmente desse sacramento nas igrejas.

“Estamos num tempo e exceção, com dificuldade para ir à igreja. Esperamos superar isso logo, assim que tivermos menos risco de contágio. Mas, a Igreja não deixou de celebrar a Eucaristia, e convida a participar de formas diferentes, mesmo por meio das mídias”, enfatizou Dom Odilo, recomentando que cada cristão, “procure estar unido pela fé naquele que buscamos na Eucaristia, Jesus Cristo”.

BÊNÇÃO SOBRE A CIDADE

Depois da comunhão, o Santíssimo Sacramento foi exposto para a adoração. Nesse momento, o Cardeal Scherer novamente pediu pelo fim da pandemia, pela saúde dos enfermos e pelo descanso eterno das vítimas da COVID-19.

O Arcebispo também rezou pela Igreja em São Paulo, especialmente pelo sínodo arquidiocesano, recordando que foi durante a celebração de Corpus Christi de 2017 que o caminho sinodal da Arquidiocese foi anunciado e convocado por ele.

Padre Julio Lancellotti, distribui lanches para pessoas em situação de rua, na Praça da Sé (Foto: Luciney Martins)

Em seguida, Dom Odilo se dirigiu até a porta principal da Catedral, de onde, diante da Praça da Sé e o Marco Zero da cidade, concedeu a benção eucarística sobre a metrópole. 

Após a celebração, os agentes da Pastoral do Povo da Rua distribuíram lanches para as pessoas em situação de rua que estavam na Praça da Sé.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários