Na exposição na Paróquia Pessoal Coreana São Kim Degun são apresentados detalhes da vida do Santo, bem como da história do catolicismo na Coreia e a origem da própria Paróquia Coreana no Brasil
Na manhã do domingo, 4, a Paróquia Pessoal Coreana São Kim Degun, Setor Bom Retiro, inaugurou a exposição sobre Santo André Kim Degun. A cerimônia de abertura teve a bênção feita pelo Padre Pius Choi Sang-Soon, Pároco.
São Kim Degun foi o primeiro sacerdote coreano a ser martirizado. Durante cem anos, os católicos da Coreia foram perseguidos pelo governo. Muitos foram presos e pressionados sob tortura a renunciar ao catolicismo, mas dezenas de milhares escolheram morrer defendendo a fé. Um deles foi o Padre Kim Degun.
A Santa Sé, reconhecendo a virtude do martírio heroico do Padre Kim Degun, o beatificou em 5 de julho de 1925, e, no dia 6 de maio de 1984, ele foi canonizado por São João Paulo II junto com outros 102 mártires.
Para comemorar os 200 anos de nascimento de São Kim Degun, a Igreja Católica na Coreia declarou 2021 como ano jubilar, e a Unesco o elegeu como Patrimônio Cultural Imaterial em 2021, por sua importância histórica, cultural e religiosa.
Na exposição na Paróquia Pessoal Coreana São Kim Degun são apresentados detalhes da vida do Santo, bem como da história do catolicismo na Coreia e a origem da própria Paróquia Coreana no Brasil. Há uma cópia do mapa da Coreia e cartas escritas em latim pelo Padre Kim Degun, que se esforçou para trazer os missionários estrangeiros a seu país.
A exposição irá até 27 de novembro, de terça-feira a domingo, das 9h às 12h. É necessário fazer agendamento prévio para a visitação. A Paróquia Pessoal Coreana São Kim Degun localiza-se na Rua Nair de Teffé, 147, Bom Retiro. Outras informações pelo telefone (11) 2128-0401; WhatsApp (11) 97310-2387 ou pelo e-mail paroquia.cb@gmail.com.
(Por Elicia Bang – Colaboração especial para a Região)