Dom Algacir Munhak toma posse da Diocese de São Miguel Paulista

Foto: Diocese São Miguel Paulista

No domingo, dia 8 de janeiro, às 15h, Dom Algacir Munhak, cs, assumirá oficialmente o governo pastoral da nossa Diocese de São Miguel Paulista, no extremo leste da cidade de São Paulo. Na mesma ocasião, Dom Manuel Parrado Carral, que estava à frente da igreja particular desde março de 2008, se tornará bispo emérito. 

Dom Algacir foi ordenado bispo no dia 17 de dezembro, em solene celebração eucarística presidida pelo arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Cardeal Scherer. A ordenação aconteceu em Cascavel, no Paraná, na Paróquia São Cristovão, que no coração de Dom Algacir, ocupa um lugar especial pela relação com sua história de vida. A nomeação episcopal fora anunciada no dia 21 de setembro de 2022, pelo Papa Francisco.

A missa, na qual o bispo toma posse, é marcada por diversos significados: antes de tudo, à porta da Catedral, o novo bispo é acolhido pelo pároco da referida igreja e pelo bispo que o antecede, onde beija a cruz, asperge a si mesmo e ao povo. Depois, dirige-se ao sacrário para um momento de oração. Em seguida, vai à sacristia para se paramentar. Somente depois é que se inicia a celebração de fato, durante a qual, após a saudação inicial, o chanceler faz a apresentação e a leitura das letras apostólicas, documento através do qual Dom Algacir é nomeado bispo diocesano. Uma vez lidas, Dom Algacir recebe o báculo pastoral e se senta à cátedra, assumindo oficialmente o governo da Diocese e a presidência da celebração. Após este momento, todos os padres que exercem seu ministério na Diocese o cumprimentam, renovando sua promessa de obediência ao novo pastor. Dom Algacir será o terceiro bispo diocesano de São Miguel Paulista.

Nossa Diocese, a qual Dom Algacir assumirá, é a menor do Brasil em extensão territorial, contando apenas com 196 km2. No entanto, em termos de população, é uma das maiores. O último censo revelara que a população era de 3.144.700 habitantes, e os católicos eram 60% deste montante.

Fonte: Diocese São Miguel Paulista

Leia mais
Diocese de Itapeva tem novo bispo
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários