‘Acolhamos com fé a semente e o fermento do Reino de Deus’

(Reprodução da internet)

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa desta terça-feira, 27, na capela de sua residência, transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

Na homilia, Dom Odilo meditou a partir do trecho da primeira leitura (Ef 5,21-33), no qual São Paulo aborda o tema das relações familiares entre os cristãos, apresentando como referência o próprio Cristo em relação à Igreja.

O Cardeal enfatizou que o amor do marido pela esposa deve ser semelhante ao de Jesus, que ama, cuida, doa-se e entrega a própria vida pelo bem da Igreja e a mulher, por sua vez, deve corresponder a esse amor.

“Não se trata de proclamar que o homem é maior que a mulher, mas que as relações devem se espelhar em Jesus Cristo, no amor, na doação, em querer a felicidade do outro”, ressaltou o Arcebispo, reconhecendo que tais atitudes requerem a conversão dos corações.

PARÁBOLAS DO REINO

No Evangelho (Lc 13,18-21), Jesus compara o Reino de Deus a uma semente de mostarda, que quando lançada à terra, cresce e se torna uma grande árvore. Ele comparou, ainda, ao fermento misturado à massa e a que a faz crescer.

“O Reino de Deus é pequeno, como a semente de mostarda que precisa ser cultivada para germinar e crescer. Ao mesmo tempo, é como uma pequena força que parece não competir com a força do dinheiro, das armas, dos poderes deste mundo, mas tem a força de Deus.  Por isso, quando é acolhido tem, seu efeito”, explicou Dom Odilo.

Já o fermento desaparece no meio da massa e a transforma a partir de dentro. “Essa parábola mostra a necessidade de fazermos a nossa parte, acolhendo a Palavra de Deus dentro de nós e deixando que ela nos transforme. Acolhamos com fé a semente e o fermento do Reino de Deus”, completou o Cardeal.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários