Agentes da Pascom da Sub-Região SP participam de encontro de formação e articulação

Luciney Martins/O SÃO PAULO

Com o objetivo de fomentar os laços de comunhão e articulação dos agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom) das dioceses da Sub-Região São Paulo, foi realizado um encontro de comunicadores no sábado, 25, na Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (Fapcom), na Vila Mariana.

O evento foi promovido pelas equipes de Pascom que compõem a Província Eclesiástica de São Paulo – Arquidiocese de São Paulo e Dioceses de Campo Limpo, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Osasco, Santo André, Santo Amaro, São Miguel Paulista e Santos.

Na ocasião, foram aprofundados temas relacionados aos eixos de atuação da Pascom: formação, espiritualidade, articulação e produção.

ESPIRITUALIDADE E VOCAÇÃO

“Neste encontro, trabalhamos a importância da espiritualidade na atuação pastoral da comunicação. A necessidade de todos nós, agentes de pastoral, antes de ‘fazermos’ o trabalho pastoral, ‘sermos’ amigos de Jesus!”, explicou o Padre Tiago Barbosa, Coordenador da Pascom no Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O Sacerdote destacou, ainda, que o evento teve o propósito de resgatar nos agentes desta Pastoral a dinâmica vocacional do serviço de comunicação. “Somos ‘chamados’ por Deus à fé e, respondemos a essa vocação por meio dos dons comunicacionais que Ele mesmo nos cumulou”, completou.

Sobre esse aspecto, Edite Neves, também coordenadora da Pascom no Regional Sul 1, sublinhou que a espiritualidade é a base do serviço dessa pastoral: “Não podemos ser Pascom sem viver intensamente a espiritualidade, pois se não rezamos e não temos uma intimidade com Deus, como vamos comunicá-lo? Não conseguiremos falar daquilo que não conhecemos, que não vivemos. Precisamos ter raiz, ter vida de comunidade, conviver com a nossa paróquia”.

ESTRATÉGIAS DIGITAIS

Durante o encontro, o Padre Francisco Galvão, da Sociedade São Paulo (Paulinos), falou sobre a inteligência artificial, tema da mensagem do Papa Francisco para a Dia Mundial das Comunicações Sociais deste ano.

Já o jornalista Fabiano Fachini, estrategista para mídias digitais católicas, apresentou dicas para o planejamento da Pascom nas mídias sociais. “Somos chamados a comunicar com o coração no ambiente digital. Não devemos nos limitar à técnica das plataformas disponíveis – apesar de precisarmos conhecê-las a fundo –, mas temos de abrir nosso olhar para uma comunicação verdadeiramente humana, enraizada na sabedoria do coração, como nos pede o Papa Francisco”, afirmou.

COMUNHÃO E CONEXÃO

Fachini salientou a necessidade de abraçar com boa vontade a nova realidade de um mundo on-line, “inclusive na Igreja em que nossos paroquianos também estão conectados nas redes sociais digitais como Facebook, Instagram, WhatsApp, TikTok, YouTube…”.

“Embora este universo conectado apresente dificuldades, riscos e desafios, abre-nos novas possibilidades, espaços para acrescentar valor aos outros, melhorar a vida das pessoas e comunicar a Boa-Nova de forma próxima e viva! Rede social é mais que conexão, é relacionamento, é gerar conversação, e isso só existe quando o conteúdo tem valor e a mídia publicada tem vida, ou seja, quando eu mostro o rosto e as histórias da minha igreja particular com fotos e vídeos dos fiéis que fazem a comunidade acontecer”, acrescentou o jornalista.

INSPIRAÇÃO

O evento foi concluído com uma missa na Paróquia Santo Inácio de Loyola e São Paulo Apóstolo, também na Vila Mariana, presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer.

O Arcebispo Metropolitano agradeceu aos “pasconeiros” pelo empenho e dedicação a serviço da comunicação nas paróquias e comunidades e os motivou a perseverarem, inspirando-se naqueles que dedicaram a vida à evangelização pelos meios de comunicação, como o Bem-Aventurado Padre Tiago Alberione, fundador da Família Paulina, cuja imagem estava em destaque no evento, como padroeiro e intercessor dos comunicadores.

Padre Thiago Jordão, Referencial da Pascom na Sub-Região São Paulo, avaliou positivamente o encontro, o primeiro após a fase mais aguda da pandemia de COVID-19. “Quem esteve presente conseguiu tirar dúvidas e bem participar. A presença do Arcebispo de São Paulo também foi muito significativa para este 1º encontro da ‘Sub SP’”.

“A iniciativa da ‘Sub SP’ é louvável, porque além de gerar comunhão entre as dioceses que compõem a Província, faz com que, em clima de comunidade, todos se sintam responsáveis pela ação eclesial por meio da comunicação”, elogiou o Padre Tiago Barbosa.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários