Anunciados os contemplados com a Medalha São Paulo Apóstolo 2023

A Comissão Julgadora da Medalha São Paulo Apóstolo anunciou nesta segunda-feira, 14, os nomes das pessoas e instituições reconhecidas por seu testemunho eclesial e pastoral na Arquidiocese de São Paulo no ano de 2023.

Leia, a seguir, a lista de contemplados:

TESTEMUNHO LAICAL:  Moacir Rodrigues de Siqueira e Maria Divina Vicente Rodrigues

Casados há mais de 50 anos, são membros da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, da Região Episcopal Sé, onde colaboraram em diversas pastorais e serviços. São reconhecidos por seu testemunho de fé, de vida matrimonial e serviço eclesial.

SERVIÇO SACERDOTAL: Cônego José Adriano

Sacerdote da Arquidiocese de São Paulo, atual Diretor Espiritual do Seminário de Filosofia Santo Cura d’Ars, atua há mais de 40 anos na formação dos futuros padres como formador e professor em diferentes etapas do seminário arquidiocesano.

AÇÃO CARITATIVA E DE PROMOÇÃO HUMANA: Maria Isabel Simões

Leiga voluntária na farmácia assistencial da Paróquia Nossa Senhora do Loreto, na Região Episcopal Santana.

AÇÃO MISSIONÁRIA: Padre Luciano Andreol, SMM

Sacerdote italiano, Pároco da Paróquia Santa Rosa de Lima, na Região Episcopal Brasilândia. Reconhecido por seu zelo missionário e atenção pastoral para com os mais necessitados, sobretudo no período da pandemia. 

INOVAÇÃO NA METODOLOGIA PASTORAL: Lilian Blanda Miguel

Missionária consagrada da Comunidade Aliança de Misericórdia, responsável por uma iniciativa evangelização da juventude em diversas praças do centro de São Paulo, inserindo-se nas festas e eventos em que os jovens participam nas madrugadas da cidade. 

EDUCAÇÃO CRISTÃ: Patrícia Midões de Matos

Mestre em Comunicação, licenciada em Letras, pedagoga e psicopedagoga, especialista em Ciência Humanas e em Gestão da Humanização em Serviços de Saúde. Responsável pelo projeto “Patrícia Convida”, que aborda tópicos ligados à gestão do cuidado, ajudando no crescimento dos vínculos familiares, voltados para mulheres que buscam lidar com equilíbrio entre família e trabalho.

DEFESA E PROMOÇÃO DA VIDA E DIGNIDADE HUMANA: Luiz Carlos Carmona Reche e Eneida André Carmona

Casal de psicólogos, fundadores da Comunidade Católica Unidos em Cristo, que atua em serviços de promoção e defesa da vida como o Projeto Raquel e o Gravidez em Crise. 

INSTITUIÇÕES

CULTURA: Comunidade Católica Shalom

Associação Privada Internacional de Fiéis, responsável pela realização do festival Halleluya na cidade de São Paulo, evento de evangelização que reúne cerca de 10 mil pessoas, com celebrações, atividades artísticas, musicais, esportivas e solidárias.

COMUNICAÇÃO SOCIAL: ROGATE – Revista de Animação Vocacional

Revista de animação vocacional com circulação em todas as regiões do país. Mantida pela Congregação dos Rogacionistas do Coração de Jesus, tem por objetivo incrementar a cultura vocacional na Igreja e na sociedade por meio de seus artigos e encartes, matérias de formação e informação.

SERVIÇO SOCIAL: Instituto Meninos de São Judas Tadeu (IMSJT)

Obra social, sem fins lucrativos, mantida pela Associação Dehoniana Brasil Meridional, localizada na zona Zul de São Paulo, atende cerca de 2 mil crianças, adolescentes e jovens em oito Centros de Educação Infantil (CEIs), dois Serviços de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (Saicas), um Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) e um Centro de Educação com cursos de pós-graduação e extensão.

MENÇÃO HONROSA

Padre Pedro Kuniharu Iwashita, CSSp

Sacerdote da Congregação do Espírito Santo (Espiritanos), doutor em Teologia pela Universidade de Fribourg, Suíça. Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Mariologia, Missiologia, Teologia da Revelação, Introdução à Teologia, Metodologia Científica. Foi por muitos anos professor na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (ACN Brasil)

Aid to the Church in Need, em inglês, é uma fundação pontifícia fundada na Alemanha em 1947, com a missão de levar socorro à Igreja onde há falta de meios econômicos ou quando a violação da liberdade religiosa dificulta ou impossibilita a sua missão evangelizadora. Atua em mais de 140 nações, inclusive no Brasil, onde conta com um escritório desde 1997.

CERIMÔNIA DE ENTREGA

A cerimônia de entrega da Medalha acontecerá no dia 22 de agosto, às 20h, no Teatro TUCA (Rua Monte Alegre, 1024, Perdizes).

guest
1 Comentário
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Geraldo Bezerra de Sousa. OC
Geraldo Bezerra de Sousa. OC
6 meses atrás

Deus seja louvado na açao evangelizadora que acontece em diversos niveis atraves desta pessoas e instituiçoes