Ao tomar posse, membros da reitoria da PUC-SP renovam compromisso com os valores da universidade católica

No discurso de posse como reitor, professor Vidal Serrano ressalta a identidade católica e os valores humanistas e democráticos da PUC-SP
Fotos: Luciney Martins/O SÃO PAULO

Em cerimônia realizada no teatro Tuca, em Perdizes, na sexta-feira, 29 de novembro, os professores doutores Vidal Serrano Nunes Júnior e Carla Reis Longhi foram empossados como reitor e vice-reitora, respectivamente, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) para o período 2024-2028. O evento reuniu autoridades acadêmicas, representantes eclesiásticos, alunos e convidados, marcando um momento de reflexão sobre os desafios e a missão da universidade. 

Antes da cerimônia de posse, houve uma celebração litúrgica na igreja matriz da Paróquia Imaculado Coração de Maria, anexa à sede da universidade, na qual os novos reitor e vice-reitora fizeram a profissão de fé católica, como preveem as normas da Igreja para as instituições eclesiásticas de ensino. 

Os professores foram nomeados pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, Grão-Chanceler da PUC-SP e Presidente do Conselho Superior da Fundação São Paulo, após serem seguidos os trâmites estabelecidos no Estatuto da Universidade, que prevê a realização de uma consulta à comunidade universitária, a partir da qual foi elaborada uma lista tríplice de nomes de professores indicados para os cargos de reitor e vice-reitor, encaminhada ao Grão-Chanceler, ao qual compete escolhê-los e nomeá-los, depois de receber o nihil obstat (nada consta) do Dicastério para a Cultura e a Educação da Santa Sé. 

A cerimônia de posse foi presidida por Dom Carlos Lema Garcia, Bispo Auxiliar de São Paulo e Vigário Episcopal para a Educação e a Universidade, que representou Dom Odilo, que estava em recuperação de uma cirurgia. 

TRANSIÇÃO 

Durante a cerimônia, a professora Maria Amália Pie Andery, reitora anterior, destacou os avanços e desafios enfrentados pela instituição nos últimos oito anos. Em um discurso emocionado, ela mencionou o legado de infraestrutura e a busca da excelência acadêmica, reconhecendo também a importância da continuidade e renovação de ideias. 

O professor Vidal Serrano, ao assumir o cargo, celebrou seus 40 anos de história na PUC-SP: “Fui muito feliz nesta universidade. Fiz dela a minha casa, me senti acolhido, encontrei pessoas e fiz amigos”. Ele também lembrou a importância de retribuir à universidade o que ela lhe proporcionou. Vidal mencionou, ainda, o apoio de sua família ao longo da carreira acadêmica e reforçou sua crença nos valores católicos e humanistas que norteiam a instituição. 

Vidal Serrano também reafirmou o compromisso com os valores humanistas e democráticos da PUC-SP, alinhados à Doutrina Social da Igreja. “Esta universidade me transformou como pessoa, e agora é minha vez de retribuir”, declarou. Vidal também enfatizou a inclusão, a liberdade de pensamento e a busca pela excelência acadêmica. 

A nova vice-reitora também reforçou o compromisso com a inclusão e a inovação, mencionando sua própria trajetória de vida entrelaçada com a PUC-SP. “Devemos ser protagonistas de uma universidade diversa, acolhedora e comprometida com a transformação social”, afirmou Carla Reis Longhi. 

IDENTIDADE CRISTà

Dom Carlos Lema ressaltou a identidade cristã e a missão da universidade católica, evidenciando a busca pela verdade como um de seus principais pilares. Ele citou a constituição apostólica Ex Corde Ecclesiae, de São João Paulo II, sobre as universidades católicas e destacou: “Uma universidade católica deve consagrar-se, sem reservas, à causa da verdade. Esta é sua maneira de servir à dignidade do homem e à causa da Igreja”. Ele também frisou a importância do diálogo entre fé e razão, bem como o compromisso da universidade com o ensino, a pesquisa e a extensão voltados para o bem comum. 

O Bispo sublinhou, ainda, que, sem de modo nenhum desprezar a aquisição de conhecimentos úteis, a Universidade Católica distingue-se, por sua livre investigação, de toda a verdade acerca da natureza, do homem e de Deus. “Parece um desafio, parece uma espécie de proposta utópica dizer hoje que a finalidade da universidade é a busca da verdade. Mas essa é a essência da universidade em geral e, com muito mais razão, a Universidade Católica”, acrescentou. 

VIDAL SERRANO NUNES JÚNIOR (REITOR) 

Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988), obteve os títulos de mestre (1995), doutor (2000) e livre-docente (2008) em Direito pela mesma Universidade. É professor de Direito Constitucional da Faculdade de Direito da PUC-SP. Exerce a função de Diretor da Faculdade de Direito da PUC-SP. É ainda autor de vários livros e artigos jurídicos. 

CARLA REIS LONGHI (VICE-REITORA) 

Mestre e doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), tem pós-doutorado em Comunicação Social pela Universidad Complutense de Madri. Atualmente é diretora da Faculdade de Ciências Sociais e professora concursada do PEPG em História da PUC-SP. Já foi coordenadora do curso de História e coordenadora do PPG em História por dois mandatos. É Pesquisadora Pq-2 e desenvolve o projeto “A Gramática do Esvaziamento da Política – Redemocratização, Neoliberalismo e Violência Estrutural”. Publicou, em 2024, o livro ‘Anatomia do Estado Autoritário no Brasil’. É autora de livros e de artigos em periódicos qualificados. 

Deixe um comentário