Aos 93 anos, morre a Irmã Maria Cecília, do Carmelo de Santa Teresa

‘Distinguia-se pelo silêncio, sabedoria e exemplaridade na vivência do carisma Teresiano’ testemunham suas irmãs de congregação

Irmã Maria Cecília do Santíssimo Sacramento (foto: Arquivo pessoal)

A comunidade monástica das Carmelitas Descalças informa o falecimento da Irmã Maria Cecília do Santíssimo Sacramento, aos 93 anos de idade, ocorrido na quarta-feira, 22, no Mosteiro de Santa Teresa, na zona Sul da capital paulista.

O sepultamento ocorreu na tarde de quinta-feira, 23, após a missa de corpo presente, com o rito de exéquias, presidida por Dom Ângelo Ademir Mezzari, RCJ, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Ipiranga, tendo entre os concelebrantes Dom Carlos Lema Garcia, também Bispo Auxiliar da Arquidiocese.

DO JAPÃO AO BRASIL, DA MEDICINA À VIDA CONSAGRADA

Nascida no Japão, em 1930, em família xintoísta, ela chegou ao Brasil com 1 ano de idade, quando os pais migraram em busca de melhores oportunidades de vida. Desembarcaram no estado de São Paulo, indo trabalhar nos cafezais do interior. Somente em 1938, passaram a viver na capital paulista.

Irmã Cecília sempre fez menção ao seu lar como uma família harmoniosa e feliz, com pessoas levando uma vida laboriosa e honesta.

Aos 12 anos, no Colégio dos Jesuítas, ela começou a estudar a língua japonesa, e conheceu o Padre Guido del Toro, pelas mãos do qual recebeu o sacramento do Batismo.

Em 1952, ingressou na Faculdade de Medicina da USP. Anos depois, recebeu uma bolsa para estagiar em Clínica Pediátrica no Hospital das Clínicas, em vistas a trabalhar no Grupo de Cardiopatas Congênitas que atendia crianças. Foi uma das pioneiras no Brasil em procedimentos de cateterismo.

Sob a orientação do Padre José Carlos Macedo, sacramentino, intensificou sua vida de oração e piedade, com grande generosidade no servir a Deus e no amor a Nossa Senhora.

Certo dia, perante um paciente muito enfermo, teve a iluminação decisiva sobre sua missão de cuidar da salvação eterna da alma, muito além da salvação do corpo.

Em 1963, ingressou no Mosteiro de Santa Teresa, na zona Sul da cidade. Desde então, conforme descrevem suas irmãs de congregação, distinguia-se por uma vida edificante e de grande amor à Igreja.

“Fiel ao cumprimento de sua missão e vocação, soube atrair o coração das irmãs e de inúmeras pessoas pela sua afabilidade e ternura. Distinguia-se pelo silêncio, sabedoria e exemplaridade n vivência do carisma Teresiano”, consta no texto distribuído aos que foram ao velório da Irmã na capela do Carmelo.

(Com informações do Mosteiro de Santa Teresa – colaborou: Karen Eufrosino)

guest
6 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Antonio Augusto Carvalho Guimarães
Antonio Augusto Carvalho Guimarães
1 ano atrás

Edificante. Cheio de ternura.Amor

Simone Lopes
Simone Lopes
1 ano atrás

Que Nossa Senhora do Carmo a acolha no céu! Obrigada irmã Cecília!

Rubens Fakeiti
Rubens Fakeiti
1 ano atrás

Irmã Maria Cecília do Santíssimo Sacramento, um exemplo de humildade, simplicidade, coragem e grande confiança ao chamado de Deus, renunciando totalmente as coisas e valores terrenos, como a uma honrosa profissão de médica cardiologista no hospital das clínicas e certamente a muitos valores e conquistas que é natural sonharmos, para viver uma vida em clausura, com voto de pobreza, onde o que se tem para o dia-a-dia sao: uma cruz, uma cama, um terço, uma bíblia e suas irmãs que vivem a mesma vocação e compartilham com grande convicção a mesma fé e assim viver uma vida disciplinada, orientada e intensa de oração e o principal sempre com um doce e leve sorriso no rosto de quem tem tudo e nada falta, vivendo assim por anos e muitos anos um verdadeiro testemunho de vida e entrega a Deus, que para quem não entende tamanha fé, tem como loucura e outros predicados.
Aos que comungam e vivem um pouquinho dessa fé, terão a certeza de que desde o dia 22 de março 2023, o Senhor recebe em festa mais um ser de luz e assim ganhamos mais uma intercessora no céu, lembrando as palavras de Jesus ao bom ladrão: “ainda hoje, estarás comigo no Paraíso”.
Que assim seja! Amém!
Rubens Fakeiti.

Luciene Pereira da Silva
Luciene Pereira da Silva
1 ano atrás

Que a Virgem Maria Santíssima a receba na glória celeste!

Marcia Pretti Pedreira
Marcia Pretti Pedreira
1 ano atrás

Irmã Cecília querida, destacou-se logo muito jovem como Cardiologista Pediatra num tempo em que poucas mulheres se destacavam . A maioria sequer estudava. Assim , a senhora , abandonou uma carreira de sucesso para entregar-se totalmente a Jesus. Manteve o sorriso nos lábios e o exemplo de fé e piedade . Obrigada por sua missão de oração pela humanidade , por mim e meus familiares. Peço sua continua intercessão por mim, pelo meu filho Thiago, pelo meu neto Antonio , por minha nora e todos os meus familiares e amigos. Obrigada. Está junto do Senhor!