Arquidiocese apresenta currículo de Ensino Religioso para escolas católicas

O Vicariato Episcopal para a Educação e a Universidade, da Arquidiocese de São Paulo, realizará na quarta-feira, 17, às 14h, um evento virtual de apresentação do “Currículo de Ensino Religioso para a Escola Católica”.

Esse currículo foi elaborado para atender uma proposta dos dirigentes de instituições de ensino confessionais católicas localizadas na Arquidiocese de São Paulo.

Participarão do evento o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, Dom Carlos Lema Garcia, Bispo Auxiliar de São Paulo e Vigário Episcopal para a Educação e a Universidade, e o Padre Vandro Pisaneschi, Coordenador do mesmo Vicariato

O evento será transmitido pelo canal da Arquidiocese no Youtube e é voltado para professores, diretores e responsáveis pelas escolas católicas e pessoas interessadas no assunto.

O Currículo

O Currículo oferece uma base de habilidades e competências sobre as quais devem ser construídos os currículos e o detalhamento dos programas de aula. Cada escola deverá construir o seu currículo tendo em conta o seu próprio projeto pedagógico, os princípios a e missão específica da instituição religiosa que a mantém.

Dom Carlos Lema Garcia

Em entrevista concedida ao site do Regional Sul 1 da CNBB, Dom Carlos Lema Garcia explicou que a publicação do atende a uma solicitação dos representantes das escolas católicas da Arquidiocese de São Paulo, durante uma das assembleias do Sínodo arquidiocesano de São Paulo, realizada em outubro de 2019.

“Nesses últimos dois anos foi realizado um intenso trabalho por parte de uma equipe de pedagogos, professores e teólogos. Depois de muitas revisões e apreciações por parte de professores de Ensino Religioso em todas as séries, temos a alegria de oferecer esse material às escolas católicas”, destacou o Bispo.

Referências

O material está fundamento na proposta da Base Nacional Comum Curricular, do Ministério da Educação, e o respectivo Currículo Paulista, elaborado pela Secretaria Estadual de Educação; no acórdão do Supremo Tribunal Federal (STF) de 27 de setembro de 2017, sobre o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4439; além da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

O Currículo também se orienta pelas diretrizes da Congregação para a Educação Católica, organismo do Vaticano que acompanha as instituições católicas de ensino; do Código de Direito Canônico, documento que reúne as leis da Igreja; e das orientações pastorais da Arquidiocese de São Paulo, em sintonia com a Comissão Episcopal para o Ensino Religioso da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

A BNCC incluiu a disciplina de Ensino Religioso em sua proposta pedagógica para os alunos do Ensino Fundamental I e II para todas as escolas particulares e públicas do país.

Atualmente, existem 74 escolas confessionais católicas no território da Arquidiocese de São Paulo, que abrange boa parte da capital paulista.

Vicariato para a Educação

Criado em 27 de junho de 2014, o Vicariato Episcopal da Educação e a Universidade tem o propósito de aproximar mais a ação da Igreja em relação às escolas, colégios, faculdades e universidades na Arquidiocese de São Paulo.

Este organismo eclesial tem trabalhado com as instituições de ensino ligadas à Igreja para fortalecer cada vez mais a sua identidade católica e para que sua atividade pastoral esteja presente em ações voltadas para todos os membros da comunidade acadêmica, incluindo educadores, estudantes e suas famílias.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários