Curso on-line sobre administração de bens da Igreja tem mais de mil inscritos

Notícia atualizada às 19:30

Promovida pelas faculdades de Direito Canônico e de Teologia da Arquidiocese de São Paulo, formação começa na terça-feira, 4

Já passaram de mil os inscritos para o curso de extensão cultural sobre a administração de bens da Igreja promovido pela Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo, da Arquidiocese de São Paulo, e pela Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). As aulas começam na terça-feira, 4.

Totalmente na modalidade on-line, o curso oferecerá aprofundamento histórico, pastoral e jurídico sobre a administração dos bens eclesiásticos, com destaque para a realidade das paróquias.

A formação é voltada para seminaristas, diáconos, religiosos, ecônomos diocesanos, párocos, administradores paroquiais, vigários paroquiais, membros dos conselhos de assuntos econômicos diocesanos e paroquiais.

De acordo com os organizadores, há inscritos de 18 estados brasileiros, além de um participante do Canadá. Além de representantes de dioceses, haverá participantes de 37 institutos de vida consagrada e sociedades de vida apostólica, e de quatro novas comunidades.

Ampliar a formação

Instituída em 26 de fevereiro de 2014, a Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo é a primeira do gênero no Brasil, fruto da elevação do então Instituto de Direito Canônico “Padre Dr. Giuseppe Benito Pegoraro”, em funcionamento por cerca de 15 anos.

O diretor da Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo, Padre Everton Fernandes Moraes, ressaltou que a instituição tem um papel relevante na formação de peritos em Direito Canônico no País, sobretudo, na realização dos cursos de mestrado e doutorado na área. Mas não somente.

“A faculdade de Direito Canônico de São Paulo possui a responsabilidade e oferecer uma formação adequada e tão necessária também aos leigos, religiosos e religiosas, seminaristas e sacerdotes que não têm a possibilidade de realizar o curso de mestrado em Direito Canônico”, explicou o Diretor, enfatizando a realização de cursos de extensão cultural, que favorecem a participação desse público, pois possuem uma duração menor e, neste tempo de pandemia, têm sido possível realizá-los de maneira remota, o que continuará sendo possível quando a crise sanitária for superada.

Unir esforços

Padre Everton afirmou, ainda, que uma das solicitações feitas pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo e Grão-chanceler da Faculdade, na ocasião da nomeação da atual diretoria da instituição, em março de 2020, foi justamente a ampliação da variedade de cursos de extensão cultural voltados para aqueles que estão na “linha de frente” dos serviços da Igreja. “Para isso, o Cardeal incentivou-nos também a nos unir a Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção [PUC-SP]. O que tem sido uma boa experiência, com bons resultados já notados”, sublinhou o Diretor.

No mês de março as duas instituições de ensino superior da Arquidiocese promoveram um curso de extensão cultural sobre o Sacramento do Matrimônio, também on-line, com a participação de mais de 600 pessoas dos mais diferentes lugares do Brasil e até mesmo do exterior.

“Nossa ideia é ampliarmos ainda mais a variedade de cursos de extensão. Já planejamos para o segundo semestre outros cursos em parceria com a Faculdade de Teologia e também com o Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de São Paulo”, informou Padre Everton.

O curso

As aulas do curso sobre administração dos bens da Igreja acontecerão sempre às terças-feiras, às 20h, nos dias 4, 11, 18 e 25.

O investimento para a realização completa do curso, incluindo a inscrição, é de R$ 20,00. As inscrições podem ser feitas pelo site www.facdcsp.com.br. Outras informações em (11) 2062-2236 ou pelo e-mail secretaria@facdcsp.com.br.

Veja, a seguir, a programação das aulas:

04/05

Abertura, com o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo e Grão Chanceler das Faculdades de Teologia Nossa Senhora da Assunção da PUC-SP e de Direito Canônico São Paulo Apóstolo.

Na sequência, será abordado o tema: “O que são o bens culturais da Igreja”, pelo Padre Ney de Souza, Doutor em Historia Eclesiástica pela Pontifícia Universidade Gregoriana, Roma, e Pós-doutorado em Teologia (PUC-RIO),. Atualmente, é professor da Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção da PUC SP.

11/05

Tema: “A finalidade dos bens da Igreja”, apresentado pelo Padre Antônio Lisboa Lutosa, Mestre em Teologia Prática pela Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção e Doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo. Atualmente, é professor da Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção da PUC SP.

18/05

Tema: “Aspectos canônicos da administração dos bens paroquiais”, ministrado pelo Padre Everton Fernandes Moraes, Doutor em Direito Canônico pela Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo. Atualmente, é Diretor da referida Faculdade, Chanceler da Cúria Metropolitana de São Paulo e oficial do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de São Paulo.

25/05

Tema: “As implicações civis na administração dos bens da Igreja”, ministrado por:

Padre José Rodolpho Perazzolo, graduado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e em Teologia pela Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção. pós-graduado em Administração, Master of Business Administration (MBA) em Gestão, pela USP e Fundação Instituto de administração (FIA), pós-graduado em Direito Empresarial, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, no grau de Especialista. Atualmente, é Secretário Executivo da Fundação São Paulo e Procurador da Mitra Arquidiocesana de São Paulo.

Padre João Júlio Farias Junior, graduado em Teologia pela Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção e Mestre em Sociologia pela Universidade de Louvin, na Bélgica. Atualmente, é Secretário Executivo da Fundação São Paulo e Procurador da Mitra Arquidiocesana de São Paulo.

Padre Zacarias José de Carvalho Paiva, Licenciado em Filosofia e História pelo Cento Universitário Assunção (Unifai), Bacharel em Teologia pela PUC-SP, especialista em Bioética pelo Centro Universitário São Camilo. Atualmente, é Pároco e reitor do Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora Aparecida do Ipiranga, Coordenador da Cúria Metropolitana de São Paulo e Procurador da Mitra Arquidiocesana de São Paulo.

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Assine nossa Newsletter