‘As dores de Jesus também são as dores de sua Mãe’

Cardeal Odilo Scherer (foto: Bruno Melo/arquivo)

O Cardeal Odilo Pedro Scherer presidiu na manhã da quarta-feira, 15, a missa da memória de Nossa Senhora das Dores.

A Eucaristia foi celebrada na capela da residência do Arcebispo de São Paulo, transmitida pela rádio 9 de julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.  

“Lembremos das muitas pessoas que, como Maria, sofrem tantas dores e aflições. Que assim como Nossa Senhora junto à cruz, tenham força e perseverança”, afirmou Dom Odilo no início da celebração.

De pé diante da cruz

Na homilia, o Arcebispo ressaltou que a Mãe e Deus sentiu grandes alegrias, mas também grandes dores, não apenas físicas, mas, como Simeão havia profetizado no templo que “uma espada de dor” a traspassaria, referindo-se às perseguições a Jesus, sua paixão e morte na cruz. “As dores de Jesus são também as dores de sua mãe”, disse o cardeal. 

O Evangelho do dia (Jo 19,25-27) narra a Virgem Maria de pé diante da cruz onde seu filho estava pregado. Ao comentar esse trecho, Dom Odilo explicou que “estar de pé” significa a firmeza e a força que Nossa Senhora demonstrou diante do sofrimento de Jesus.

Do alto da cruz, o Senhor dirige-se a sua mãe e confia seu discípulo amado, São João, como seu filho, representando, assim, a entrega de toda a humanidade à maternidade de Maria.  “Foi como o parto em que todos nós nascemos como filhos de Maria. Jesus nos entregou como filhos de sua mãe naquela hora de dor para ele e para ela”, acrescentou o Cardeal.

Mulheres que sofrem

Dom Odilo recordou as muitas mulheres que vivem situações de dor e sofrimento como Nossa Senhora e, nem sempre, por filhos santos como Jesus, mas ao contrário, estão desorientados na vida.

“Quantas mães sofrem com os filhos que as esquecem e as abandonam, que as maltratam. Por isso, a devoção a Nossa senhora das dores encontra tanta ressonância no coração do povo, que encontra nela conforto e, ao mesmo tempo, exemplo a ser seguido”, completou o Arcebispo, pedindo a Deus que dê forças a essas mulheres que sofrem, como fortaleceu a Virgem Maria.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários