As notícias da Região Brasilândia – 14 a 20/06

Leia a seguir, a síntese de notas e notícias enviadas pela Pastoral da Comunicação da Região Brasilândia para a redação do O SÃO PAULO nesta semana. Esta Região tem como Vigário Episcopal Dom Carlos Silva, OFMCap, Bispo Auxiliar da Arquidiocese.

Encontro de formação reúne coroinhas, acólitos e cerimoniários.

Alessandro Pedro

No domingo, 19, na Paróquia Nossa Senhora Mãe e Rainha, Setor Jaraguá, aconteceu o Encontro de Coroinhas, Acólitos e Cerimoniários da Região Episcopal Brasilândia.

O evento foi conduzido por Dom Carlos Silva, OFMCap, e pelo Padre Álvaro Moreira Gonçalves, Assistente Eclesiástico Regional da Pastoral da Liturgia e dos Coroinhas, Acólitos e Cerimoniários. O Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Brasilândia ressaltou a dignidade do serviço ao altar e como se deve manter o empenho e a concentração nas funções. “Quando estamos a serviço, devemos nos conectar e conectar as pessoas a Deus”, reforçou Dom Carlos Silva. Ele recordou, ainda, a importância de se conhecer a vida dos santos e mártires, para que se tornem referência para a caminhada de fé.

Padre Álvaro reforçou que o serviço ao altar deve ser vivido por amor à Igreja e ao próximo. Destacou que, in- dependentemente da função, todos são servidores. “Ser servidor do altar é uma nova nomenclatura para se referir a todos aqueles que exercem uma função na liturgia; desta maneira, não estamos excluindo ninguém e, sim, mostrando que todo ministério é importante”, concluiu.

Todos os participantes foram motivados a se manterem atualizados por meio das diversas formações oferecidas em níveis setorial e regional.

(por Alessandro Pedro)

Kátia Maderic

Os fiéis da Paróquia Santo Antônio, na Vila Brasilândia, conduzidos pelo Padre Edemilson Camargo, Pároco, celebraram a festa do padroeiro, entre 31 de maio e 13 de junho, fazendo memória de outro grande franciscano: Dom Paulo Evaristo Arns. Durante a trezena, cujo tema foi: “Santo Antônio e Dom Paulo Evaristo, separados pelo tempo, mas unidos pelo amor a Jesus Cristo”, o povo refletiu a mensagem de Santo Antônio atualizada em Dom Paulo Evaristo, nos mais diversos âmbitos: no anúncio de Jesus; na comunicação; no carinho pelas coisas de Deus; na vida familiar; na oração; na juventude; na maturidade da fé; na formação das novas gerações; na sustentação da missão; na formação presbiteral; no atendimento aos pobres; na educação e no cuidado com os doentes.          

(por Kátia Maderic)

Pascom paroquial

Entre os dias 12 e 15, os fiéis da Paróquia São Judas Tadeu, na Vila Miriam, festejaram os 50 anos de sua criação. Cada celebração focou um tema específico sobre a Igreja, centralizando-a como lugar de compromisso, partilha, oração, fidelidade e missão. No dia 15, o jubileu de ouro foi comemorado com uma missa solene, presidida por Dom Cícero Alves de França, que foi Vigário da Paróquia e hoje é Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Belém.  

(por Luccas Sant’Ana)

Jakeline Gasparine

Dom Carlos Silva, OFMCap, presidiu, no dia 15, a missa pelos 30 anos do voluntariado que atua no Hospital Geral “Doutor José Pangella”, na Vila Penteado. Concelebraram os Padres Reinaldo Torres, Hamilton Wagner da Rosa e Ezael Juliatto (Pe. Tchê).

(por Jackeline Gasparini)

Carreata, procissão e tríduo marcam a festa patronal da Paróquia São Luís Gonzaga

Taíse Cortês

A Paróquia São Luís Gonzaga, Setor Pereira Barreto, celebrou o seu padroeiro com um tríduo que começou no sábado, 18, cuja abertura se deu com uma missa presidida pelo Padre José Adeildo Pereira Machado, Reitor do Seminário Propedêutico Santo Cura D’Ars.

O segundo dia do tríduo, no domingo, 19, foi iniciado com uma carreata pelas ruas do bairro, passando em frente à Comunidade Sagrada Família, que integra a Paróquia desde o início do ano. Logo depois, Dom Carlos Silva, OFMCap, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Brasilândia, presidiu a missa, na qual relembrou que o Evangelho nos coloca diante de Cristo, que é uma proposta, e espera de nós uma resposta. “Viver é responder! São Luís Gonzaga disse sim.”

No terceiro dia, 20, houve a missa presidida pelo Padre Guilherme Alves dos Santos, da Ordem dos Padres Teatinos, Vigário da Área Pastoral Santo Antônio. No dia 21, memória litúrgica do Santo que é padroeiro da juventude e dos estudantes, a missa foi presidi- da pelo Padre Roberto Moura, Pároco, seguida de uma procissão animada pela Banda da Lapa.

(por Taíse Cortês)

Karina Marta

A Paróquia Imaculado Coração de Maria, cujo Pároco é o Padre Dorival Ferreira Leite, CRL, recebeu as relíquias de São Vicente de Paulo e Frederico Ozanam, em comemoração dos 20 anos do Conselho Particular da Brasilândia. A Comunidade São Benedito está de posse das relíquias, que permanecem em peregrinação na Paróquia.

(por Karina Marta)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários