As notícias da Região Sé – 28/06 a 02/07

Leia a seguir, a síntese de notas e notícias enviadas pelo Centro de Pastoral da Região Sé para a redação do O SÃO PAULO nesta semana. Esta Região tem como Vigário Episcopal Dom Carlos Lema Garcia, Bispo Auxiliar da Arquidiocese.

Na manhã da sexta-feira, 25, na Paróquia São Paulo da Cruz – Calvário, o clero atuante na Região Sé esteve reunido com o Cardeal Odilo Pedro Scherer e com Dom Carlos Lema Garcia, recentemente nomeado pelo Arcebispo Metropolitano como Vigário Episcopal para a Região Sé. Na reunião, Dom Carlos Lema recordou um discurso de São João Paulo II, por ocasião do 25o ano de seu pontificado, em que falou sobre a função do bispo para com o clero:  “[…] O bispo procurará sempre comportar-se com os seus sacerdotes como pai e irmão que os ama, escuta, acolhe, corrige, conforta, busca a sua colaboração e cuida o melhor possível do seu bem-estar humano, espiritual, ministerial e econômico”.

CLIQUE E LEIA A NOTÍCIA COMPLETA

No domingo, 27, Dom Carlos Lema Garcia conferiu o sacramento da Crisma a cinco jovens da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, Setor Bom Retiro. Concelebraram o Pároco, Padre Hélio Espínula Soares Pinto, SDB, e o Padre Tetuo Koga. (por secretaria da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora – foto: Vivalde Gil)

Na manhã do dia 16, na Cúria Regional Sé, aconteceu a missa de despedida de Dom Eduardo Vieira dos Santos, nomeado Bispo de Ourinhos (SP). Participaram os colaboradores da Cúria. Concelebraram os Padres Aparecido Silva, José Edivaldo Melo, José Enes de Jesus, Manoel da Conceição Quinta, SSP, e o Cônego Severino Martins da Silva Filho. Com palavras de agradecimento, Dom Eduardo relatou na homilia sua trajetória de vida e expressou o carinho e a grande experiência que levará da Arquidiocese, em especial da Região Sé. (por Centro Pastoral da Região Sé)

Será implantado na Paróquia Divino Espírito Santo, no Setor Santa Cecília, um grupo da Pastoral do Menor. Os detalhes foram definidos em reunião on-line no dia 21, conduzida pela Irmã Josefa Ferreira de Medeiros, Coordenadora Regional da Pastoral do Menor. Também participou o Pároco, Padre Valmir Neres Barros, que incentivou os missionários a abraçar a caminhada com a Pastoral. (por Andréa Campos)

Padres e leigos atuantes no Setor Bom Retiro se reuniram presencialmente no dia 23, na Paróquia São Cristóvão, pela primeira vez desde o começo da pandemia. Todos foram acolhidos pelo Padre José Arnaldo Juliano dos Santos, Pároco. Na sequência, o Coordenador do Setor, Frei Wilson Batista Simão, OFM, apresentou um relato das realidades paroquiais e as dificuldades enfrentadas com a situação da pandemia, mas que com a fé e a criatividade das equipes paroquiais estão sendo superadas. Também se falou sobre a participação na Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, da Missa da Juventude, em outubro; e das missas vocacionais setoriais no mês de agosto. No Setor Bom Retiro, esta será na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora. (por secretaria do Setor Bom Retiro)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários