‘As práticas religiosas exteriores devem ser reflexo da vida interior’

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa na manhã desta terça-feira, 13, na capela de sua residência. A Eucaristia foi transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

Na liturgia do dia, o Evangelho (Lc 11,37-41) narra a cena do fariseu que ficou admirado ao ver que Jesus não havia lavado as mãos antes das refeições, um rito judaico observado na época. O Senhor, então, disse: “Vós fariseus, limpais o copo e o prato por fora, mas o vosso interior está cheio de roubos e maldades. Insensatos! Aquele que fez o exterior não fez também o interior? Antes, dai esmola do que vós possuís e tudo ficará puro para vós”.

FÉ E MORAL

“A fé e a moral devem andar juntas”, enfatizou Dom Odilo, na homilia, reforçando que “as práticas religiosas exteriores devem ser reflexo da vida interior”.

Esse tema também é destacado no trecho da primeira leitura, quando os gálatas discutiam se era necessário circuncidar-se para a aderir à fé cristã. São Paulo, então, afirma: “Vós que procurais a vossa justificação na Lei rompestes com Cristo, decaístes da graça”.

Em seguida, o Apóstolo exorta a se deixarem conduzir pelo Espírito, pois “é da fé que aguardamos a justificação, objeto de nossa esperança” e completa: “Com efeito, em Jesus Cristo, o que vale é a fé agindo pela caridade”.

Nesse sentido, o Cardeal Scherer alertou para o risco de cair na tentação de viver uma religiosidade aparente, em entusiasmo e dinamismo. Ele ressaltou a necessidade de acolher o chamado ‘a conversão para uma prática religiosa coerente, que floresce na caridade.

O Arcebispo, acrescentou que é por essa razão que a Igreja insiste tanto na vivência da caridade, como fez, novamente, com recente publicação da Encíclica Fratelli Tutti, do Papa Francisco, sobre a fraternidade humana.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários