Eficácia na resolução dos casos foi de 90%
Levantamento realizado pela Associação Brasileira de Plano de Saúde (Abramge) entre suas operadoras associadas contabilizou mais de 2,5 milhões de teleconsultas realizadas entre abril de 2020 e março deste ano.
A base considera operadoras que, juntas, atendem mais de 8 milhões de beneficiários em todo território nacional.
A eficácia e a segurança também foram avaliadas. De acordo com o levantamento da Abramge, entre as teleconsultas registradas, cerca de 90% dos casos foram solucionados à distância. Ou seja: a cada 10 pacientes atendidos, nove não precisaram ir ao hospital, evitando a exposição ao coronavírus.
A associação aponta que com a pandemia e os desafios impostos por ela, como o distanciamento social e o risco de contaminação, a telemedicina mostrou-se um importante recurso para a prestação do atendimento primário e para a manutenção do cuidado com as pessoas, sem a necessidade de deslocamentos e a exposição a ambientes insalubres, como os de prontos-socorros e clínicas gerais.