Brasilândia: Amplo chamado à fraternidade marca a abertura regional da CF 2024

Taíse Cortês

No domingo, 18, cerca de 800 pessoas, entre sacerdotes, diáconos, religiosos, religiosas e leigos dos quatro decanatos da Região Brasilândia se reuniram no Santuário Sião do Jaraguá, Decanato São Barnabé, para a celebração de abertura da Campanha da Fraternidade 2024, que este ano tem como tema “Fraternidade e Amizade Social”.

Sendo o primeiro grande evento após a nova configuração da Região com os decanatos, o encontro teve início com a acolhida aos fiéis, religiosos e clérigos das paróquias que compõem essa parcela do povo de Deus na Brasilândia.

Um momento de reflexão fez memória dos temas de todas as Campanhas da Fraternidade desde que passou a ocorrer nacionalmente, há 60 anos, em 1964, após ter sido criada na Arquidiocese de Natal (RN), em 1962, por iniciativa de Dom Eugênio de Araújo Sales.

Padre Cilto José Rosembach, Pároco da Paróquia Nossa Senhora Mãe e Rainha, Decanato São Barnabé, leu a mensagem do Papa Francisco para a CF 2024: “Como irmãos e irmãs, somos convidados a construir uma verdadeira fraternidade universal que favoreça a nossa vida em sociedade e a nossa sobrevivência sobre a Terra, nossa Casa Comum, sem jamais perdermos de vista o Céu, onde o Pai nos acolherá a todos como seus filhos e filhas”, consta em um dos trechos da mensagem.

Após a proclamação da Palavra de Deus, Dom Carlos Silva, OFMCap., Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Brasilândia, refletiu acerca da Campanha da Fraternidade deste ano, partindo do lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (cf. Mt 23,8).

“Que essa Campanha da Fraternidade que fala sobre a amizade nos ajude a rasgar o nosso coração, a deixar que o Espírito de Deus se mova em nós, e possamos ir ao encontro daqueles que ainda estão fora desta grande tenda”, exortou.

Provocado pelo questionamento bíblico “Onde está o teu irmão?” (Gn 4,9), um momento de partilha levou os fiéis à reflexão e à emoção. Na mesa da partilha, Ornela Maria Aleixo, da Pastoral da Mulher; Vinicius Lima, da ONG SP Invisível; Cláudio Karay, da Aldeia Guarani do Jaraguá; Eva Aliaga Huaycho, da Pastoral do Migrante; e Matheus Maciel, do Movimento dos Vicentinos falaram sobre suas experiências de atuação e das lutas para que as diferenças não sejam motivos de exclusão. O momento foi iniciado com o canto entoado por Cláudio Karay, acompanhado de crianças indígenas, uma canção própria da sua cultura.

Como gesto concreto para esta Campanha da Fraternidade, os fiéis da Região Brasilândia foram encorajados à promoção de momentos de encontro nos quais a amizade social seja vivida a partir da construção de novos laços, da acolhida e da partilha.

Citando São Charles de Foucauld, o “irmão universal”, o encontro foi encerrado com a reflexão de que a fraternidade é resultado da aproximação de Deus a nós: Deus próximo gera fraternidade.

Por Robson Paes Landim
Colaboração especial para a Região Episcopal Brasilândia

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários