
No domingo, 17, na Região Brasilândia, foi realizada a II Via-Sacra da Campanha da Fraternidade, com o lema “Brasilândia, casa de irmãos. Na amizade, busca a comunhão”, organizada pela Comissão de Testemunho da Região e conduzida pelo Cônego José Renato Ferreira, Assessor Regional das Pastorais Sociais e Pároco da Paróquia São Luís Gonzaga, Decanato Santa Isabel e São Zacarias.
A concentração inicial e saída aconteceram na Paróquia Cristo Libertador, na Cohab de Taipas. Depois, todos caminharam pela Avenida Elísio Teixeira Leite, chegando à Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Taipas.

O evento contou com a participação de aproximadamente 300 pessoas, entre padres, religiosos e leigos dos quatro decanatos da Região. Ao longo do trajeto, houve paradas para meditação e reflexão das estações da Via-Sacra, recriando os últimos momentos da vida de Jesus Cristo, desde Sua condenação até a crucificação e sepultamento. Uma das paradas ocorreu em frente ao Hospital Geral de Taipas com a intenção de oração pelos enfermos.
Esses momentos de reflexão se tornaram mais profundos e intensos com a participação, durante as estações, dos membros das Pastorais Carcerária, da Criança, Operária, da Mulher, da Saúde, do Menor, Fé e Política, Afro, dos Migrantes e da Juventude (PJ); bem como das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), do núcleo regional da Caritas Arquidiocesana de São Paulo e de grupos de leigos.
Já na Paróquia Nossa Senhora da Dores, foi encenada “As Dores de Maria”, pelo grupo Teatral Arte de Viver, com a participação das Irmãs Mercedárias da Caridade.
Por Eva Nascimento e Thomaz Costa/ Colaboradores especiais para a Região Brasilândia

Na manhã da quinta-feira, 14, aconteceu a primeira reunião do clero atuante nas paróquias do Decanato São Barnabé. A atividade ocorreu na Paróquia São Luís Maria Grignion de Montfort, com a acolhida dos Padres Sérgio Antônio Bernardi CRL, Pároco,
e Robinson Sérgio dos Santos, CRL, Vigário Paroquial. Houve saudação especial ao decano, o Padre Luciano Andreol. Na ocasião, foi organizada a agenda e os trabalhos do decanato para os próximos meses. Houve, ainda, a eleição dos padres referenciais para
as comissões de Anúncio (Padre Gleidson Novaes, Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Paz); Santificação (Padre Robinson Sérgio dos Santos, CRL); e Testemunho (Padre José Aécio Cordeiro da Silva, Pároco da Paróquia São José). (por Patrícia Beatriz Lopes)

Na sexta feira, 15, no Hospital Geral de Vila Penteado, foi celebrada missa para os enfermos, presidida por Dom Carlos Silva, OFMCap. Concelebrou o Padre Cleyton Pontes, Administrador Paroquial da Paróquia Espírito Santo, Decanato São Felipe. Na homilia, o Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Brasilândia ressaltou que o cristão precisa persistir, caindo e se levantando, mantendo a fé em Jesus Cristo, pois Ele é fiel e não deixa ninguém sozinho. (por JL)