Capuchinhos celebram os 110 anos da Igreja Imaculada Conceição

Cardeal Scherer presidiu missa no sábado, 21, neste templo que foi inaugurado em 1911

Foto: Paulo Henrique

Os 110 anos de inauguração da Igreja Imaculada Conceição, Setor Pastoral Cerqueira César, foram celebrados na tarde do sábado, 21, com missa presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano.

Concelebraram Dom José Soares Filho, Bispo Emérito de Carolina (MA); o Frei Nilton César Groppo, Pároco; o Frei José Moacyr Cadenassi, Vigário Paroquial; Frei Alonso Aparecido Pires, Vigário Provincial; Frei Paulo Henrique Romero, Pároco e Reitor da Basílica de Santo Antônio do Embaré, da Diocese de Santos (SP); Frei Mauricio José Silva dos Anjos, Animador Vocacional Provincial; Frei Ademir Andrade, da Província dos Capuchinhos do Ceará; e os Padres Alexandre Massariol, que auxilia no Hospital Santa Catarina de Alexandria, e Adiair Lopes da Silva, Capelão do Hospital Beneficência Portuguesa.

Na homilia, Dom Odilo recordou que, ao longo da história, muitas cidades surgiram no entorno das igrejas, que são a presença de Deus junto ao povo. O Arcebispo destacou que a igreja é a casa do Pai que acolhe os filhos em suas aflições, escuta suas preces e perdoa seus pecados.

“Como os passarinhos constroem seus ninhos para acolher seus filhotes, assim também é a igreja, nosso ninho onde não somos mais estrangeiros ou mais peregrinos, mas, sim, somos todos bem-vindos à casa do Pai e podemos ouvir a Palavra de Deus!”, exemplificou Dom Odilo.

História

Em 6 de julho de 1901, os superiores da Congregação do Frades Capuchinhos compraram um terreno na capital paulista a fim de construir um convento para estudos. A capela do convento foi inaugurada em 7 de dezembro de 1904. Em 14 de novembro do ano seguinte, foi formada a primeira Fraternidade, que chegou ao convento em 18 de dezembro de 1905, o qual foi inaugurado no dia 20 do mesmo mês.

A construção da igreja, anexa ao convento, teve início em 18 de abril de 1909. Dom Duarte Leopoldo e Silva, então Arcebispo Metropolitano, abençoou a pedra fundamental. A inauguração ocorreu em 20 de agosto de 1911.

A igreja foi construída basicamente segundo o estilo românico, sob os padrões do Tirol, de onde provinham os frades. Inicialmente pintada em branco e muito clara, recebeu em 1911 a imagem da Imaculada Conceição, escultura em madeira doada pela senhora Helena Luchesi. Em 1912, o templo recebeu o altar-mor em estilo rococó, os dois púlpitos da antiga Sé de São Paulo. Em 1915, foi entronizada a Via-Sacra, com pinturas a óleo em tela, feitas pelo irmão redentorista Maximiliano Schmalz.

Em 13 de novembro de 1939, a igreja foi elevada à categoria de matriz da Paróquia Imaculada Conceição, instalada no dia 3 de dezembro de 1939. O Convento Imaculada Conceição foi sede dos estudos teológicos até 1969. O antigo convento foi demolido e um novo o substituiu, sendo concluído em novembro de 1974. O Convento Imaculada Conceição é atualmente a sede do Ministro Provincial de São Paulo.

(Com informações do site Imaculadasp.com.br)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários