
Na última semana, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, esteve em Roma para uma série de compromissos em diversos organismos da Cúria Romana. A viagem incluiu encontros institucionais, reuniões e momentos de espiritualidade. O Cardeal foi acompanhado pelos membros da direção da Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo (FACDCSP): Padre Everton Fernandes Moraes, Diretor; Padre Ricardo Cardoso Anacleto, Vice-diretor; e Padre Ediclei Araújo da Silva, Secretário geral.
Um dos pontos centrais da visita foi a participação na Audiência Geral com o Papa Francisco no dia 12, ocasião em que Dom Odilo e os sacerdotes que o acompanhavam puderam saudar pessoalmente o Pontífice e receber sua bênção.
O Arcebispo relatou ao O SÃO PAULO que o Papa demonstrou sinais de fragilidade devido à sua saúde, mas permaneceu sereno e acolhedor. Desde sexta-feira, 14, o Santo Padre está internado para o tratamento de uma infecção nas vias respiratórias
No âmbito acadêmico, a direção da FACDCSP teve uma agenda intensa em Roma. O grupo apresentou ao Dicastério para a Cultura e a Educação o relatório quinquenal da instituição, documento que detalha a estrutura e as atividades desenvolvidas nos últimos cinco anos. O encontro contou com a presença do Cardeal José Tolentino de Mendonça, Prefeito deste Dicastério, que acolheu as informações com interesse e abriu espaço para diálogo sobre o futuro da faculdade.
Recentemente, o Dicastério para a Cultura e a Educação aprovou por mais um quinquênio o Estatuto e o Plano de Estudos da Faculdade, instituição erigida canonicamente em 26 de fevereiro de 2014, sendo a primeira do gênero no Brasil com autonomia para oferecer a formação exigida para a obtenção dos diplomas de mestre e doutor em Direito Canônico, concedidos com o reconhecimento da Santa Sé.
OUTROS COMPROMISSOS

Além disso, a comitiva esteve no Dicastério para as Causas dos Santos e no Dicastério para os Textos Legislativos, tratando da realização de cursos com a colaboração de oficiais desses organismos. Em continuidade à missão acadêmica, os representantes da Faculdade visitaram a Pontifícia Universidade Lateranense, onde se reuniram com o Decano da Faculdade de Direito Canônico para discutir parcerias para cursos e futuras publicações científicas.
A direção da FACDCSP continua em Roma, cidade em que, nos próximos dias, estão programadas visitas ao Tribunal da Rota Romana e à Universidade Santa Cruz, com o objetivo de firmar cooperações acadêmicas.
Antes de retornar ao Brasil, no sábado, 15, o Cardeal Scherer também cumpriu agenda pastoral e institucional em Roma, incluindo uma visita ao Colégio Pio Brasileiro, ocasião em que conversou com estudantes brasileiros que ali residem e dialogou com a direção sobre futuras admissões de padres da Arquidiocese na instituição. Além disso, esteve no Dicastério para os Bispos, tratando de assuntos relacionados à Arquidiocese de São Paulo; e no Dicastério para o Diálogo Inter-Religioso, tratando da celebração dos 60 anos da Declaração Nostra Aetate, documento do Concílio Vaticano II sobre as relações da Igreja Católica com as religiões não cristãs, que contará com um evento a ser realizado em outubro, em São Paulo.
A visita a Roma teve ainda um momento especial de espiritualidade, quando Dom Odilo e os membros da direção da Faculdade realizaram um ato de peregrinação jubilar, passando pela Porta Santa da Basílica de São João de Latrão, a Catedral da Diocese de Roma, em oração conjunta.