Cardeal Scherer preside missa no Seminário de Filosofia

Arcebispo metropolitano esteve na casa de formação dos seminaristas, na quinta-feira, 15

Cardeal Scherer com seminaristas do Seminário de Filosofia Santo Cura d’Ars, da Arquidiocese de São Paulo, na quinta-feira, 15 (foto: seminarista Bruno Carvalho de Melo)

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, presidiu celebração eucarística no Seminário de Filosofia Santo Cura d’Ars, da Arquidiocese de São Paulo, na quinta-feira, 15, na memória litúrgica de Santa Teresa d’Ávila, virgem e doutora da Igreja. Concelebrou o Padre Frank Almeida, Reitor.

Durante a homilia, Dom Odilo ressaltou a importância de Santa Teresa e de outros santos na vida e na missão da igreja; recordou que eles foram autênticos cristãos e exímios modelos no seguimento de Jesus Cristo. Também lembrou que é preciso contextualizar a vida de um santo e compreender as dificuldades do momento histórico em que viveu. Santa Teresa, por exemplo, estava em uma sociedade de inúmeras mudanças, dentre as quais, a reforma protestante, que teve efeitos diretos sobre o clero e toda a catolicidade.

O Arcebispo elencou as dificuldades enfrentadas pela carmelita ao tentar implantar a reforma da ordem e lembrou que por mais que as coisas pareçam estar caóticas, Deus jamais perde o controle ou deixa seu povo desgovernado, pois suscita de tempos em tempos movimentos, reformas e autênticos cristãos.

Dom Odilo recordou, ainda, que o Senhor continua a dispensar a sua graça pois, como diz o apóstolo Paulo (Ef 1, 1-10): “Ele nos escolheu, antes da fundação do mundo, para que sejamos santos e irrepreensíveis sob o seu olhar, no amor”. 

Autor do texto: Vitor F. Battisti Petris (seminarista)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários