A comunidade de fiéis da Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Capela Santo Expedito, no Jaçanã, Região Santana, recebeu a visita pastoral do Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, entre 30 de agosto e o domingo, 3.
Tais visitas são previstas pelo Código de Direito Canônico, devendo ser feitas periodicamente pelo bispo diocesano ou, em seu nome, pelos bispos auxiliares e vigários episcopais. Esse é um costume na Igreja desde os tempos apostólicos, quando os apóstolos passavam pelas várias comunidades, confirmando os irmãos na fé.
No primeiro dia da visita, Dom Odilo dialogou com os Padres Luiz Cesar Bombonato, Pároco, e Eduardo Rodrigues Coelho, se reuniu com funcionários da Paróquia, participou do Terço dos Homens e presidiu missa, durante a qual explicou que em cada diocese é comum que o bispo realize visitas pastorais. “É um momento para reunir o povo, encontrá-lo, abençoá-lo, ouvi-lo, dizer-lhe uma palavra, mas sobretudo para transmitir-lhe coragem, estamos na mesma Igreja de Jesus Cristo, devemos nos sentir parte desta Igreja que é maior do que a nossa comunidade, vai além dos limites da nossa paróquia”, explicou.
VISITA A COMÉRCIOS E MISSA CAMPAL
Em 31 de agosto, a programação englobou a visita a obras de unidades habitacionais da Cohab, diálogo com a direção e os estudantes da Escola Estadual Ademar Hiroshi e a ida a um sacolão e a um supermercado. Os lojistas compartilharam com o Arcebispo suas histórias, dificuldades e conquistas.
À noite, o Cardeal Scherer presidiu missa campal na Rua Cesar de Souza, onde, há 30 anos, a comunidade paroquial começou a ser formada, a partir de grupos de reflexão de famílias católicas.
Dom Odilo rezou a Deus de modo especial pelas vocações e pela valorização da família. “O casamento continua sendo um chamado de Deus; por isso, para os católicos, vale o que diz a Palavra de Deus: o que Ele uniu é abençoado, santificado, e tem a graça de Deus para que seja levado adiante, inclusive para superar as crises”, comentou.
COM OS ENFERMOS
Na manhã da sexta-feira, dia 1°, o Arcebispo presidiu a missa do Sagrado Coração de Jesus na matriz paroquial e visitou aos enfermos.
“A visita aos enfermos que recebem a Sagrada Comunhão foi um momento marcante, uma grande bênção a presença de Dom Odilo na casa destes irmãos”, avaliou Mercedes Mota Teixeira, ministra extraordinária da Sagrada Comunhão.
COM OS ‘IRMÃOS DE RUA’
Ao longo dos dias de visita, Dom Odilo também se reuniu com os representantes da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), quando tomou ciência das realidades administrativas e econômicas da Paróquia. Teve ainda reunião com os membros das pastorais, na qual conheceu o trabalho desenvolvido em todas as áreas e exortou-os a perseverarem em suas missões.
Na noite da sexta-feira, o Arcebispo participou da entrega de marmitas à população em situação de vulnerabilidade em ruas próximas ao território paroquial, entre os bairros do Tucuruvi e do Jaçanã. Essa iniciativa é realizada pela equipe da Obra de Misericórdia. Na ocasião, Dom Odilo disse se tratar de uma obra evangelizadora pela presença e acolhimento ao outro.
CRISMAS
A visita pastoral prosseguiu na tarde do sábado, 2, com o encontro do Arcebispo com os membros do Conselho Paroquial Pastoral (CPP) e a missa, na qual 11 adultos foram crismados.
Aos crismandos, Dom Odilo lembrou que é dever do cristão oferecer a própria vida todos os dias como sacrifício a Deus, reconhecendo-O e amando-O. “Na vida, muitas ocasiões se apresentam para que deixemos Deus de lado e coloquemos outros deuses na frente. Portanto, é preciso perseverar no ato de fé e no primeiro mandamento, amar a Deus sobre todas as coisas”, enfatizou.
UMA PRESENÇA MOTIVADORA
No domingo, 3, o Arcebispo teve reunião com os ministros extraordinários da Sagrada Comunhão e ao fim da tarde presidiu a missa conclusiva da visita pastoral.
Ao final, o Padre Luiz Cesar manifestou a alegria da comunidade paroquial pela visita do Arcebispo, que, segundo ele, pôde conhecer o que há de melhor na Paróquia e orientou-os sobre o que deve ser aprimorado.
“Foram dias de muita graça para a nossa Paróquia. Uma oportunidade ímpar para toda a comunidade de estar próximo a seu pastor máximo da Arquidiocese, ouvir seus ensinamentos e receber sua bênção”, disse o Pároco à reportagem.
Dom Odilo agradeceu a todos pelos dias vivenciados e ressaltou que as visitas pastorais ajudam o bispo a melhor conhecer as comunidades eclesiais e encorajar os trabalhos. “A Igreja, muito antes de ser estruturas, prédios, organizações, é o povo de Deus. Por isso da importância de encontrar as pessoas, ouvi-las, ver como estão e saber como estamos conseguindo, como Igreja, acompanhar este povo santo de Deus”, afirmou Ao final, ele pediu a toda a comunidade paroquial e em especial às famílias que motivem os jovens à participação na vida da Paróquia. “Uma paróquia sem jovens é uma paróquia sem futuro”, comentou.
Colaborou: Mariana da Matta/Pascom paroquial