
Os católicos armênios em São Paulo celebraram, no domingo, 14, a festa de seu padroeiro, São Gregório Iluminador, na paróquia homônima, no bairro da Luz. A celebração contou com a participação do Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo e atual Administrador Apostólico do Exarcado Apostólico Armênio para os fiéis de rito armênio da América Latina residentes no Brasil.
A liturgia em rito armênio foi presidida pelo Padre Antonio Francisco Lelo, Pároco. A homilia, contudo, foi proferida por Dom Odilo, que recordou a trajetória de São Gregório Iluminador e sua importância para a história da fé cristã na Armênia. O Cardeal destacou que o Santo anunciou “a fé no Deus Uno e Trino, Deus vivo e Salvador”, contribuindo para a difusão do Cristianismo entre os armênios e para a formação da identidade religiosa daquele povo.


O Arcebispo também ressaltou que a Armênia é reconhecida como o primeiro país a acolher oficialmente o Cristianismo como religião de seu povo, permanecendo fiel à fé ao longo dos séculos, apesar das dificuldades enfrentadas.
Ao refletir sobre o legado de São Gregório, Dom Odilo afirmou que ele pode ser considerado “o pai espiritual do seu povo”, por ter iluminado a nação armênia com a luz de Cristo e contribuído para sua formação religiosa e cultural. Recordou, ainda, a perseverança dos armênios diante das perseguições e tragédias sofridas ao longo da história, ressaltando que a fé cristã foi fonte de força e unidade para o povo armênio. Dirigindo-se aos fiéis, o Cardeal os incentivou a comunidade a valorizar a própria herança espiritual, mantendo a fidelidade à fé recebida das gerações que os precederam.
ORDENAÇÃO

Ao final da celebração, Dom Odilo anunciou uma notícia significativa para a comunidade. Dirigindo-se aos fiéis, informou que o seminarista Mário Nakashian Filho, natural de São Paulo e membro da comunidade armênia católica local, receberá o subdiaconato (ministério próprio desse rito) em 16 de agosto, e a ordenação diaconal em 23 de agosto, ambas na Paróquia São Gregório Iluminador. Atualmente estudante de Filosofia e Teologia em Roma, Mário será o primeiro membro da comunidade a receber a ordenação diaconal.
O Cardeal convidou os fiéis a rezarem intensamente pelas vocações sacerdotais e religiosas e a se prepararem espiritualmente para esse momento marcante na vida da comunidade.
(Colaborou: Fernando Arthur)



