A Fundação Pró-Sangue precisa urgentemente aumentar seu estoque de todos os tipos sanguíneos, que está em 40% de sua capacidade, impossibilitando assim, o atendimento a 80 instituições de saúde da região metropolitana de São Paulo.
Com o aumento dos casos de dengue, as doações de sangue tem sido menores, porque há um impedimento de 30 dias para aqueles doadores que tiveram dengue fazerem uma nova doação. Além disso, no tratamento da doença em sua fase hemorrágica, há a utilização de bolsas de sangue.
Os tipos A+, A-, B+, AB-, B- e O- estão em estado crítico, sendo suficientes para suprir apenas 50% da demanda transfusional. Já o sangue O- está em emergência, tendo condição de atender apenas 20% das solicitações dos hospitais.
O candidato a doação precisa fazer o agendamento on-line pelo site da Pró-Sangue (www.prosangue.sp.gov.br), no qual há informações com os endereços e horários de atendimento dos postos de coleta. Pede-se atenção aos seguintes requisitos básicos para doação: estar em boas condições de saúde e alimentada, ter entre 16 e 69 anos (para menores de idade, consultar o site), pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato. Se o candidato estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apto à doação.
Para demais informações ou dúvidas, acesse o site ou ligue para o Alô Pró-Sangue (11 4573-7800).
Compartilhe!
0 Comentários