Como administrar as finanças em tempos de festas e promoções tentadoras?

O SÃO PAULO apresenta dicas para a boa gestão financeira e para o consumo consciente na perspectiva cristã

Você já deve ter lido e ouvido várias vezes a passagem bíblica de São Lucas 14, 28-30: “Quem de vós, querendo fazer uma construção, antes não se senta para calcular os gastos que são necessários, a fim de ver se tem com que acabá-la? Para que, depois que tiver lançado os alicerces e não puder acabá-la, todos os que o virem não comecem a zombar dele, dizendo: este homem principiou a edificar, mas não pode terminar”.

Nesses três versículos, encontra-se um dos grandes segredos da vida financeira: o planejamento. Afinal, construir algo sem um bom planejamento, estratégia e precaução de que haverá orçamento para a ‘obra’ e garantia da qualidade resultará em um bom produto final?

Em São Lucas 16,10-11, aprendemos a questão da fidelidade: “Quem é fiel nas pequenas coisas, será também nas grandes”.

Na Bíblia, existem 2.350 versículos que abordam a temática do dinheiro e da riqueza. Ela é, portanto, uma fonte e um guia para os cristãos pensarem e repensarem sobre a questão do dinheiro, da gestão consciente dos dons e recursos dados por Deus e, sobretudo, a aprender e entender como o dinheiro influencia na vida, para, assim, cada um ressignificar sua relação com ele.

CONSUMO CONSCIENTE

O recebimento do 13º salário, as festas de fim de ano e a famosa Black Friday – agora expandida para Black Week ou Black November – impulsionam o comércio com incentivos para o consumo. De acordo com o relatório “Estratégias e Expectativas para a Black Friday 2023“, divulgado pela Neotrust, a edição deste ano irá registrar um crescimento estimado de 12% no faturamento em relação ao mesmo período do ano passado. Entre os consumidores entrevistados, 54% disseram ter a intenção de antecipar suas compras de Natal durante o evento.

Matheus Machado, 36, é advogado, escritor e especialista em finanças. Ele alerta para os golpes nas compras on-line e orienta a não extrapolar os limites de crédito e aproveitar o 13º salário para quitar dívidas pendentes e guardar uma parte para as contas do início de ano como IPTU, IPVA e o material escolar.

“Para quem está sem dívidas, o 13º salário é uma maneira de adiantar as contas do novo ano ou até mesmo começar o ano investindo. Já para quem está com o orçamento apertado, serve para zerar as pendências”, ressaltou, ponderando que “o intuito do 13º é beneficiar as pessoas a iniciar o novo ano de forma tranquila e com segurança financeira”.

O especialista enfatizou a importância de pesquisar os preços, ver se realmente há vantagem nos descontos oferecidos, verificar a credibilidade dos sites e dos anúncios. “Fique atento, pois na internet existem muitas fake news. Preste atenção ao prazo de entrega, e, principalmente, não compre por impulso, verifique as prioridades e busque não se endividar”, destacou.

GESTÃO DAS FINANÇAS

Grande parte dos brasileiros ainda não tem o hábito de planejar a vida financeira. Ao planejar as finanças, é possível evitar as dívidas e sair delas, gerenciar com propriedade os gastos, perceber onde e como economizar e fazer investimentos. Isso pode ser feito em um caderno, nos aplicativos de celular ou no computador: anote todos os recebimentos e seus gastos.

Matheus Machado é autor do livro “Como administrar os recursos que Deus coloca em suas mãos”. Ele ressalta que “é possível ter uma vida financeira saudável com planejamento, disciplina e colocando os dons e talentos que recebemos de Deus para frutificar. As finanças contribuem para a qualidade de vida, oportunidade de crescimento e para promover o bem”.

O autor falou ainda de outros ganhos conquistados a partir de uma vida financeira organizada: “A partilha do dízimo, a doação e o bem realizado aos irmãos: isso é fruto do trabalho e do dinheiro resultado do labor”.

“A Bíblia aborda ensinamentos que vão além do espiritual, fala de administração, riqueza, abundância, prosperidade. Que no dia a dia, possamos agir com os ensinamentos de Jesus, deixando de lado o impulso e a ganância. Nela aprendemos a escolher, definir metas e nas pequenas decisões evitar crises na administração dos nossos recursos”, destacou.

VALIOSAS DICAS

Mateus Machado listou ao O SÃO PAULO algumas dicas de gestão financeira e consumo consciente:

  • Organize suas prioridades, estabeleça seus objetivos e monte o passo a passo para a sua concretização;
  • Defina as metas e prazos;
  • Evite comprar por impulso;
  • Saiba quanto você gasta e para onde vai seu dinheiro;
  • Pague as contas sempre em dia, evitando juros altos;
  • Priorize uma reserva de emergência;
  • Invista em conhecimento, aprenda mais sobre finanças;
  • Controle os gastos no cartão de crédito; gaste com o essencial e dentro do seu limite financeiro;
  • Faça uso dos recursos disponíveis para organizar o orçamento; indico o aplicativo “Mobills”, “Minhas economias”, com versões gratuitas. O Sebrae também tem cursos e orientações valiosas.

No site https://matheusfinancas.com.br é disponibilizada gratuitamente uma planilha de Controle Financeiro.

A BÍBLIA E A GESTÃO DAS FINANÇAS

Não deixe de ler estas passagens:

  • Lucas 10,10-11
  • Mateus 6,24
  • Mateus 7,1-5
  • 2Coríntios 9,7-8
  • Filipenses 4,12-13
  • Provérbios 17,16
  • Provérbios 1,8-9
  • Provérbios 3,9
  • 1Timóteo 5,7-8
  • 1Timóteo 6,10
  • Tiago 1,2-3
  • Eclesiastes 5,6
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários