O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, nomeou o Cônego Marcelo Álvares Matias Monge como Vigário Episcopal para a Caridade Social.
Um dos frutos do sínodo arquidiocesano de São Paulo, o recém-criado Vicariato Episcopal da Caridade Social é um organismo que tem o objetivo de organizar, incentivar, orientar, acompanhar e dinamizar as iniciativas de caridade social como “expressão do testemunho da fé cristã e da vida nova do Reino de Deus ‘já presente no meio de nós’ (cf. Lc 17,21)”, como ressaltou Dom Odilo, no decreto de criação do vicariato, que entra em vigor no próximo sábado, 21.
O Vicariato Episcopal para a Caridade Social tem um regulamento próprio, promulgado pelo Arcebispo, que trata da sua organização e competências, sublinhando a sua missão de elaborar diretrizes norteadoras das ações caritativas, de modo a assegurar a unidade e a comunhão no exercício da caridade na Arquidiocese. O regulamento também trata da formação e capacitação de agentes e voluntários para a promoção da caridade. É também competência do Vicariato Episcopal da Caridade Social propor a criação de um Observatório da Caridade na Arquidiocese.
“A promoção da caridade pessoal, comunitária e social é parte da missão evangelizadora da Igreja, conforme ensinou o Papa Francisco na exortação apostólica Evangelii gaudium (2013), sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual”, afirmou o Cardeal Scherer, em artigo publicado no dia 10 de julho, no qual enfatizou que com a criação de um Vicariato Episcopal da Caridade Social será possível fortalecer a identidade cristã das instituições e das ações sociais e caritativas promovidas pela Igreja Católica nos seus diversos setores, favorecendo, ao mesmo tempo, o testemunho público da fé, “mediante as obras de misericórdia, de caridade e de justiça, sem as quais ninguém entrará na vida eterna (cf. Mt 25,31-46), a valorização da vida e da dignidade humana, tendo como referência fundamental o Evangelho e a Doutrina Social da Igreja”.
VIGÁRIO EPISCOPAL
Cônego Marcelo nasceu em 13 de abril de 1968, em Ubirajara (SP), foi ordenado sacerdote em 6 de março de 1994 e, atualmente, é Pároco da Paróquia Santo Antônio de Lisboa, no Tatuapé, na zona Leste da capital. Também foi Pároco das paróquias São João Batista, no Brás, Santa Luzia e São Pio X, na Vila Leme, e Santo André Apóstolo, no Jardim Santo André, todas na Região Episcopal Belém, na qual também já foi Coordenador de Pastoral. Cônego Marcelo exerceu, ainda, o cargo de diretor da Caritas Arquidiocesana de São Paulo. Ele possui, mestrado em Teologia, na área de Missiologia.
LEIA OS DECRETOS DE CRIAÇÃO DO VICARIATO PARA A CARIDADE SOCIAL E DE NOMEAÇÃO DO VIGÁRIO EPISCOPAL
Parabéns Pe Marcelo meu primo e padrinho de aliança, que vc exerça essa função com dignidade, vc é digno dessa função.