‘Deus se deixa encontrar por todos aqueles que o procuram’

Cardeal Odilo Pedro Scherer (Foto: Luciney Martins/O SÃO PAULO)

No programa “Encontro com o Pastor” desta quarta-feira, 6, transmitido pela rádio 9 de Julho, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, meditou sobre o encontro dos reis magos com o menino Jesus, em Belém.

Dom Odilo recordou que, nesta data, celebra-se a Solenidade da Epifania do Senhor. No entanto, no Brasil, essa comemoração é transferida para o domingo seguinte ao dia 1º de janeiro, no caso, o último dia 3.

No Vaticano, o Papa Francisco presidiu a missa dessa solenidade na Basílica de São Pedro. O Cardeal destacou a homilia feita pelo pontífice, na qual destacou a importância de seguir a luz da estrela de Belém.

Olhar para luz

O Arcebispo, refletiu, ainda, sobre outros aspectos abordados pelo Santo Padre, como a atitude dos reis magos, que “olharam para o alto” e viram a luz qual seguiram, conduzindo-os ao lugar onde estava Jesus.

“Eles foram capazes de olhar para o alto. Nós, muitas vezes, estamos demasiadamente ocupados com as coisas da terra… olhar para o alto significa voltar o nosso pensamento para Deus, olhar para as razões mais elevadas, para a vida sobrenatural… Procurar questionar o significado profundo da nossa existência”, meditou Dom Odilo, alertando que quando se olha apenas para as realidades terrestres, as pessoas correm o risco de ficarem imediatistas,  materialista, consumistas, esquecendo-se de buscar, de dar a atenção às interrogações mais profundas do coração humano.

“Nossa vida não se limita às satisfações de cada dia. Infelizmente, essa é a cultura do nosso tempo”, observou o Purpurado.

Bens eternos

O Cardeal Scherer  também recordou as palavras do Papa Emérito Bento XVI, que afirmou que a luz de Deus está dentro de cada pessoa, na consciência humana. “Se seguirmos retamente a luz da nossa consciência, nós chegaremos onde Jesus está. Deus se manifesta a nós, mostra seus caminhos… Onde está a verdadeira felicidade”, completou.

Nesse sentido, Dom Odilo esclareceu que não é necessário desprezar os bens deste mundo, mas saber usá-los corretamente, sem deixar que eles saciem e impeçam as pessoas procurar os bens eternos que somente Deus pode conceder.

O Cardeal continuou a lembrar a homilia do Papa Francisco, que exortou os fiéis a aprenderem dos reis magos a adorar o Senhor com alegria. “Ouvimos tantas histórias de pessoas que se converteram em, ao longo de sua busca, sofreram, angustiaram-se e fizeram, talvez, um caminho difícil, as não desistiram. Quando encontraram, alegraram-se e viveram em paz”, completou.

“Deus preenche a nossa vida, dá alegria ao nosso coração quando o buscamos e o encontramos. Ele se deixa encontrar por todos aqueles que o procuram”, acrescentou Dom Odilo que, por fim, exortou todos a se lembrarem do presente que Deus deu à humanidade: “Jesus, luz do mundo, luz da verdade, alegria para a humanidade”.

Ouça a íntegra do programa ‘Encontro com o Pastor’

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários