Documentário retrata os 61 anos da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes

Atualmente, o Frei Marcus Vinicius está à frente da Paróquia. Ele e um grupo de paroquianos têm buscado resgatar as origens da história dessa comunidade

Arquivo Pessoal

No dia 21, completaram-se 61 anos da criação da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, na Vila Hamburguesa, Setor Pastoral Leopoldina, pelo Cardeal Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta, então Arcebispo Metropolitano, em 1960.

Atualmente, o Frei Marcus Vinicius está à frente da Paróquia. Ele e um grupo de paroquianos têm buscado resgatar as origens da história dessa comunidade paroquial, conforme relataram à Pastoral da Comunicação (Pascom) da Região Lapa.

Raquel Pessa, paroquiana, explicou que antes de 1960, a Paróquia mais próxima dos fiéis da Vila Hamburguesa era a Nossa Senhora de Fátima, na Vila Leopoldina, e para se chegar até lá era preciso enfrentar o caminho a pé, por ruas não pavimentadas e sem iluminação. Julio Rafael, também paroquiano, destacou que os padres daquela igreja, Militão Higuera e Pedro Giol, apoiaram a criação da nova Paróquia. Inicialmente, as missas ocorriam no comércio do senhor Arnaldo Trigo, na Rua Schilling, e depois na cocheira de dona Eugenia Carmelo, na Rua Nanuque.

Frei Marcus recordou que, no dia 18 de maio de 1958, houve a missa na qual se abençoou a imagem da padroeira, doada pelo senhor Pedro Munford. Já naquela época, teve início a Quermesse da Vila Hamburguesa, que foi uma das principais fontes de recursos financeiros para se erguer o templo.

Rita de Cássia, também paroquiana, ressaltou que, em outubro de 1960, a Paróquia foi entregue à Ordem dos Agostinianos Recoletos e se desenvolveu junto com o bairro, demandando a construção de uma igreja maior, também para melhor abrigar as diversas obras sociais que já existiam, como o Bazar do Amor, o Sopão e o Bazar de Roupas.

No canal do YouTube da Paróquia (@pnslourdessp), criado pela equipe de Comunicação, está disponível um documentário, em três episódios, que rememora as origens da igreja. A produção tem direção de Raquel Pessa, participações de Julio Rafael Silva, Rita de Cássia e David Borges, com apresentação de Henrique Paulo. Todos os trabalhos são incentivados e apoiados pelo Frei Marcus Vinicius, Pároco.

(Benigno Naveira – Colaborador de comunicação na Região)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários