Na região mais periférica do Jaraguá, a Semana Santa deste ano se destacou como um marco de renovação e esperança para a comunidade da Área Pastoral Santo Antônio de Pádua, Decanato São Barnabé, graças presença de Dom Carlos Silva, OFMCap., Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Brasilândia.
As celebrações começaram no Domingo de Ramos da Paixão do Senhor, 24 de março, com uma procissão iniciada na Comunidade São Paulo Apóstolo e que percorreu os bairros Jardim Lucrécia e Voith, finalizando na Comunidade Sagrado Coração de Jesus.
Nos dias que se seguiram, sob a presidência de Dom Carlos, os fiéis participaram da meditação das sete palavras de Jesus e do Sermão do Pretório, aprofundando sua compreensão sobre os últimos momentos da vida de Cristo. Na Quinta-feira Santa, 28 de março, houve a missa da Ceia do Senhor, na Comunidade Sagrado Coração de Jesus, durante a qual Dom Carlos lavou os pés de 12 fiéis, em um gesto de humildade e serviço que evoca a última Ceia de Jesus com seus apóstolos.
Com o ato litúrgico da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e a procissão do Senhor Morto, o povo de Deus celebrou a Sexta-feira Santa, 29 de março, memória da entrega de Cristo. Na Vigília Pascal, no Sábado Santo, 30, houve a bênção do “fogo novo” e do Círio Pascal, além da renovação das promessas batismais pelos fiéis.
Na missa do Domingo de Páscoa, 31 de março, Dom Carlos Silva conduziu os fiéis a um gesto simbólico: uniu a todos em uma teia de fé que conectava o Círio Pascal ao povo, simbolizando a luz de Cristo iluminando a Comunidade.
Por Eduardo Paz
Colaboração especial para a Região Episcopal Brasilândia