Entre os dias 13 e 17, a Paróquia Nossa Senhora Mãe e Rainha, no Parque Panamericano, Setor Jaraguá, recebeu a visita pastoral de Dom Carlos Silva, OFMCap., Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Brasilândia.
A visita pastoral é parte da atividade do bispo e remete às visitas que os apóstolos faziam às comunidades cristãs fundadas por eles. Está também no Código de Direito Canônico, que “o bispo é obrigado a visitar a cada ano a diocese, total ou parcialmente, de modo que visite a diocese toda ao menos a cada cinco anos” (Can. 396 §1). Já o Diretório para o Ministério Pastoral dos Bispos destaca a visita pastoral como uma das formas com a qual o bispo mantém contatos pessoais com o clero e com os membros do povo de Deus; como também a oportunidade de chamar todos os fiéis à renovação da sua vida cristã e a uma atividade apostólica mais intensa (cf. Apostolorum Successores, n. 220).
Durante os cinco dias, com uma programação intensa, ocorreram encontros com os grupos da Escola de Adultos – Mova; Terceira Idade; Movimento dos Vicentinos; Equipe Regional da CEBs; e Pastoral da Comunicação. Visitou, no bairro, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Luiz David Sobrinho e o colégio de ensino particular Lamak.
Ele participou da gravação do programa “Espaço das Comunidades”, da rádio comunitária Cantareira FM, que fala sobre o Evangelho do fim de semana. Esteve com as crianças da Catequese e dedicou-se a um momento de catequese com a participação, além das crianças, dos catequistas e pais. Teve um encontro com os jovens da Crisma e a Catequese de Adultos. Dirigiu uma breve reflexão para os pais e padrinhos em preparação ao Batismo, tendo ministrado este sacramento a 13 novos filhos de Deus. Realizou visitas aos enfermos e famílias.
Presidiu missas nas comunidades e na matriz paroquial. Realizou reuniões com os padres, as pastorais e conselhos (Pastoral Paroquial, Pastoral da Comunidade e Administrativo Paroquial). Participou, ainda, da 2ª Assembleia Regional da Pastoral da Comunicação.
Em suas pregações, falou da atenção que deve ser dada aos idosos e enfermos, bem como às crianças e aos jovens.
O Bispo encerrou a visita pastoral com missa no domingo, 17, concelebrada pelos Padres Cilto José Rosembach, Pároco; e Ezael Juliatto, Vigário Paroquial. Ao final, Sônia Beresca, secretária paroquial, agradeceu ao Bispo em nome de todos os paroquianos.
Por Edneia Pereira
Colaboração especial para a Região Episcopal Brasilândia