Dom Carlos Silva, padres e fiéis participam da Via-Sacra Regional

JL e Ivani Silva

Na manhã do sábado, dia 1º, aconteceu a Via-Sacra Regional, no Largo da Matriz, na Freguesia do Ó. A atividade baseou-se no contexto da Campanha da Fraternidade, cujo tema é “Fraternidade e fome”, e contou com a presença de Dom Carlos Silva, OFMCap. e de mais de 400 pessoas, entre padres, religiosos e leigos. 

O Padre Luciano Andreol, SMM, Coordenador Regional da Campanha da Fraternidade e Pároco da Paróquia Santa Rosa de Lima, em Perus, relatou que a realização da Via-Sacra surgiu a pedido das pastorais: “Na nossa Região, há muito trabalho social; este é um momento para unir as paróquias, é um momento de fraternidade”. 

As estações da Via-Sacra foram representadas pelas pastorais regionais, que refletiram o tema “Brasilândia, você tem fome de quê?”. E, as situações mais destacadas como resposta à pergunta foram: emprego, moradia, saúde, educação, fim da violência contra as mulheres e a juventude negra.

O Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Brasilândia destacou a importância da Via-Sacra: “É preciso lembrar que, como discípulos de Jesus, devemos ter as mesmas ações”.

Simbolicamente, foram confeccionadas pipas com a identidade visual da CF 2023, que representaram cada uma das 37 paróquias e duas áreas pastorais que compõem a Região Brasilândia. 

Ao final, o Padre Evander Bento Camilo, Pároco da Paróquia Espírito Santo, leu uma mensagem que fazia alusão à origem das pipas e seu significado, como um sinal presente em diversos momentos da história e em diferentes culturas. 

“Queremos levantar essas pipas para advertir sobre o perigo da fome que paira sobre os vossos filhos”, afirmou o Padre Evander. “A Brasilândia tem fome de quê? Senhor, acolha a fome de cada paróquia e suas comunidades, formadas por um povo humilde e faminto”, reforçou. E concluiu, dizendo: “Queremos que o Senhor acolha [as pipas] como oração e que, carregadas de nossas histórias, subam como incenso até aos céus, fazendo valer o lema da Campanha da Fraternidade”.

Após as pipas serem empinadas, Dom Carlos Silva cortou suas linhas, com o propósito de que, onde cada uma delas caísse, encontrasse pessoas que entendessem a mensagem de que o milagre não cai do céu se cada um não fizer a sua parte, que é “Dai-lhes vós mesmos de comer”.

Por JL, Marta Gonçalves e Rael Pimenta
Colaboração especial para a Região Episcopal Brasilândia

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários