Dom Carlos Silva preside o Tríduo Pascal e a Páscoa na Paróquia Imaculado Coração de Maria

Fabrício Santos

Os fiéis da Paróquia Imaculado Coração de Maria, no Setor São José Operário, participaram entre os dias 6 e 9 das celebrações e ritos da Ceia do Senhor, Paixão de Cristo, Vigília Pascal e da Ressureição de Cristo, presididas por Dom Carlos Silva, OFMCap., Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Brasilândia.

Em cada dia, a celebração ocorreu em uma das comunidades paroquiais, sendo iniciado na Comunidade Nossa Senhora das Dores com a Ceia do Senhor, na qual ocorre o rito do lava-pés. Na homilia, Dom Carlos destacou que Jesus se coloca a serviço ao lavar os pés dos discípulos, sendo sinal e exemplo vivo de amor e simplicidade. 

A Comunidade São Benedito acolheu o segundo dia do Tríduo, na Sexta-feira Santa, 7, na celebração da Paixão do Senhor. Na homilia, o Bispo destacou que o Senhor teve amor e a paixão pela vida, pelos pobres, marginalizados e pecadores. Recordou, ainda, que Pilatos lavou as mãos e não se posicionou, deixando Jesus morrer. “Precisamos ter um olhar sensível e amoroso pelos excluídos e excluídas para não crucificá-los. A nossa paixão deve ser o cuidado em defesa daqueles que nada têm, a exemplo das Marias que estiveram até o fim com Jesus aos pés da cruz, assumindo o Evangelho e sendo sinal de esperança viva. Hoje, precisamos olhar para as mulheres da nossa comunidade, as família em que convivem com cada um, pois elas são ‘Marias’ Madalena. As marias das nossas vidas são construtoras de um mundo melhor.”.

A solene Vigília Pascal, com a bênção do fogo novo, ocorreu na Comunidade Nossa Senhora de Fátima. Na ocasião, Dom Carlos lembrou como Maria Madalena sentiu a terra tremer quando estava no sepulcro, e, assim, percebeu a força da Ressureição, a mesma força que se precisa ter para caminhar, por mais que, às vezes, se queira desistir. Sempre haverá pessoas dispostas a segurar as mãos umas das outras para que saiam do fundo poço.

Por fim, no Domingo da Páscoa da Ressurreição do Senhor, o Bispo presidiu a missa na Comunidade São Vicente, e fez, mais uma vez, alusão a Maria Madalena, que não teve medo e foi anunciar para a Galileia que Jesus havia ressuscitado. “A exemplo dela, precisamos ser esse sinal de anúncio para a sociedade. O Papa Francisco nos recorda que devemos construir pontes de amizade, amor, perdão e solidariedade, pois assim vamos construir uma sociedade mais justa e fraterna”, concluiu. 

Por Karina Marta
Colaboração especial para a Região Episcopal Brasilândia

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários