Dom Cícero Alves de França recebe o título de Cidadão Paulistano

Richard Lourenço/Câmara Municipal de São Paulo

Na noite da segunda-feira, 14, Dom Cícero Alves de França recebeu, em sessão solene na Câmara Municipal de São Paulo, o Título de Cidadão Paulistano. 

Essa honraria é entregue pela Câmara Municipal de São Paulo a pessoas nascidas em outras cidades e que têm atuações de reconhecimento para a capital paulista e a sua população. A concessão do título é feita por decreto legislativo, aprovado pela maioria dos vereadores. A proponente da honraria a Dom Cícero – nascido Cajazeiras (PB) – foi a vereadora Edir Salles. 

Estiveram na solenidade familiares de Dom Cícero, padres da Arquidiocese de São Paulo, sobretudo os atuantes na Região Episcopal Belém, além de seminaristas, representantes das pastorais e movimentos na Região Belém. 

Compuseram a mesa os Padres Arlindo Teles, Pároco da Paróquia São José do Maranhão; Fausto Marinho, Pároco da Paróquia São José da Vila Zelina; Rodrigo Felipe da Silva, representando o grupo dos Padres Novos da Arquidiocese, e José Mário Ribeiro, Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição. 

HOMENAGENS

Os sacerdotes que fizeram parte da mesa ressaltaram a dimensão evangelizadora e missionária que Dom Cícero vêm realizando na Região Belém. 

Edgar Gonçalves da Silva, irmão de Dom Cícero, também discursou, recordando a infância e adolescência do Prelado, além do início da vocação. “É um orgulho, é um dia muito especial”, ressaltou, recordando os pais de Dom Cícero, falecidos há 6 anos. 

Em sua fala, a vereadora salientou que é uma alegria grande por poder dar um título à Dom Cícero, pela sua história missionária. A vereadora ainda destacou sua vida acadêmica e vocacional. “Dom Cícero não apenas buscou conhecimento acadêmico, mas aplicou sua sabedoria em uma série de funções pastorais”, afirmou. 

TÍTULO DE CIDADÃO PAULISTANO

Em seu discurso de agradecimento, Dom Cícero ressaltou a grande dimensão da Região Belém, que conta com 66 paróquias e quatro áreas pastorais, além disso as diversas obras de caridade, destacando o Bom Parto. Também recordou Dom Luciano Mendes de Almeida (1930-2006), primeiro bispo auxiliar da Arquidiocese naquela região episcopal

O Prelado ressaltou que a cidade de São Paulo nasceu ao lado de uma igreja, e que foi fundada na solenidade da Conversão de São Paulo, salientando que o Apóstolo saiu de perseguidor para anunciador: “Essa é a grande missão do bispo: anunciar Jesus Cristo.”

“Esse Título de Cidadão Paulistano não é somente para mim, não é dado a mim em primeiro lugar, mas dado exatamente a esta região episcopal que represento, ao povo que me foi confiado, e que exatamente eu não deva perder nunca o olhar sobretudo para a periferia da nossa região, tão sofrida e tão necessitada”, afirmou. 

Deixe um comentário