Dom Cícero Alves de França visita a Irmã Judith Lupo

Arquivo pessoal

No sábado, 27, Dom Cícero Alves de França, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Belém, fez uma visita em agradecimento à Irmã Judith Lupo, religiosa da Congregação das Religiosas do Sagrado Coração de Maria e diretora cultural do Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto (Bompar) em meados dos anos 1980.

O Prelado estava acompanhado dos Padres Pierre Rodrigues da Costa, Pároco da Paróquia São Benedito das Vitórias e atual diretor do Bompar, e Miguel Lisboa Aguiar Marcondes, Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Bom Parto e Conselheiro do Bompar, que se deslocaram até Araraquara (SP) e promoveram um momento de oração pela religiosa e seus familiares.

Dom Cícero expressou sua gratidão pelo trabalho e dedicação da Irmã Judith no Bompar, além de ressaltar a atuação da religiosa na instituição e os muitos frutos que gerou. Padre Pierre, que assumiu a direção do Bompar no início deste ano, manifestou à religiosa que espera dar o melhor de si para continuar o legado dela.

SOBRE A IRMÃ JUDITH

Judith Elisa Lupo nasceu em 27 de maio de 1940, na cidade de Araraquara. Filha de Rômulo Lupo e Luiza Adélia Eberle Lupo, tornou-se religiosa há mais de 50 anos, pertencente à Congregação das Religiosas do Sagrado Coração de Maria, fundada em 1849 por inspiração do Padre Jean Gailhac, fortalecida pelo Carisma de Saint Mère Jean.

Na década de 1980, pelas mãos de Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida, então Bispo Auxiliar de São Paulo, Irmã Judith se colocou a serviço da Região Belém na Coordenação da Pastoral da Criança. Nessa mesma época, passou a atuar como diretora cultural do Bompar, que tem como missão articular e contribuir para a defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes, familiares, população em situação de rua e idosos, mediante programas socioeducativos, desenvolvidos em unidades de atendimento, que favorecem o protagonismo social.

Sua sensibilidade diante do sofrimento dos acolhidos e ciência das necessidades das unidades de atendimento do Bom Parto estimularam as competências de gestão, o que a fez ser eleita pelo Conselho Deliberativo do Bompar para a presidência da instituição, em 1994. A liderança servidora, somada a uma espiritualidade cristã, se materializou nos gestos de humanidade, dignidade, generosidade e solidariedade.

A partir da gestão da Irmã Judith, o Bompar passou a contribuir para as políticas públicas da cidade de São Paulo nas áreas da educação infantil, assistência social e saúde. Ampliando a atuação para 53 unidades e uma sede administrativa, a instituição atende diariamente mais de 8 mil crianças, adolescentes, jovens e respectivas famílias, adultos em situação de rua e idosos.

Por Fernando Arthur e Padre Pierre Rodrigues da Costa
Colaboração especial para a Região Episcopal Belém

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários