Dom Cícero realiza visita pastoral à Paróquia Nossa Senhora do Bom Parto

Entre os dias 16 e 18, Dom Cícero Alves de França realizou visita pastoral à Paróquia Nossa Senhora do Bom Parto, Decanato São Lucas, sendo acolhido pelo Cônego Tarcísio Marques Mesquita, Pároco, e pelos Padres Miguel Lisboa Aguiar, Vigário Paroquial; Atanásio Enchioglio e Jean-Baptiste Nabolle, Colaboradores.

O Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Belém presidiu a missa de abertura da visita na capela localizada embaixo do altar central da igreja matriz, na noite da sexta-feira, 16. Em seguida, reuniu-se com o Conselho Paroquial de Pastoral (CPP).

No sábado, 17, Dom Cícero encontrou-se com os membros do Conselho de Assuntos Econômicos Paroquial (CAEP). Em seguida, visitou os participantes do Curso de Noivos paroquial. Também no sábado, dialogou com as crianças e os jovens das turmas de catequese, os quais puderam fazer perguntas ao Bispo sobre assuntos relativos à fé.

No mesmo dia, o Prelado conferiu os livros da Paróquia, reuniu-se com os catequistas e presidiu missa com a participação das crianças da catequese, dos noivos e dos membros das pastorais e movimentos. Na celebração, ele investiu quatro novos coroinhas para a Paróquia.

A missa de encerramento da visita pastoral aconteceu no domingo, 18, Solenidade da Assunção de Nossa Senhora. De acordo com o Cônego Tarcísio, a visita pastoral foi oportunidade para os padres e paroquianos confraternizarem e compartilharem suas experiências pastorais com Dom Cícero.

“Puderam descrever ao Bispo, entre outros aspectos, os desafios e ações evangelizadoras de uma paróquia em uma circunstância caracterizada pelo adensamento populacional, isso em uma área na qual predomina uma população formada majoritariamente por famílias de classes media/média e média/alta”, contextualizou o Cônego. “Tudo se deu enchendo os corações dos membros da Bom Parto de uma força animadora e fraterna”, concluiu.

Yasmin Peres, 16, servidora do altar, observou que a visita pastoral foi importante “para a evolução das relações dos servidores do altar com Dom Cícero, do mesmo modo com a comunidade paroquial”.

Já o seminarista Vitor Norberto da Silva Pacheco, 23, que está realizando estágio pastoral na Paróquia, relatou que muitos paroquianos comentaram que se sentiram acolhidos e incentivados a continuar a missão na comunidade. “Para mim, levo como aprendizado esta visita e espero futuramente, como presbítero, poder fazer um bom trabalho paroquial, assim como o Cônego Tarcisio Mesquita apresentou a Dom Cícero”, destacou.

Por Fernando Arthur
Colaboração especial para a Região Episcopal Belém

No dia 14, no Centro Pastoral São José, aconteceu a reunião bimestral do clero atuante na Região Belém. Na ocasião, o Padre Roberto Moura, Coordenador de Pastoral da Região Brasilândia, foi convidado a explicar os novos regulamentos arquidiocesanos elaborados a partir das propostas do 1⁰ sínodo arquidiocesano. Ele comentou sobre os três eixos fundamentais da organização pastoral nas regiões episcopais: Anúncio, Santificação e Testemunho. Na sequência, Dom Cícero conduziu a votação para a eleição dos padres, que serão responsáveis pela coordenação de cada eixo em âmbito regional. Foram eleitos: Cônego Marcelo Monge (para o eixo do Anúncio), Padre Lorenzo Nacheli (Testemunho) e o Padre Miguel Lisboa (Santificação). (por Cônego Tarcísio Marques Mesquita – Foto: Giane Falavigna)

Na quinta-feira, 15, foram celebrados os 127 anos de criação da Paróquia São José do Belém, Decanato Santa Maria e São José. A missa, presidida pelo Padre Marcelo Maróstica Quadro, Pároco, também foi em ação de graças pelo terceiro aniversário da dedicação da igreja e do altar. (por Fernando Arthur – Foto: Camila Alves)

Deixe um comentário